FESTA DO MILHO SE FORTALECE EM SUA 5.ª EDIÇÃO, A

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

A1Curiosidade é cousa que todos nós possuímos: quando enxergamos algo que se torna importante para nós, seja êle de qualquer natureza, logo nos vem a vontade insupitável de saber o porque daquilo, sua origem, sua função.

Daí, a razão de muitas pessôas, Visitantes ou mesmo Patenses, estarem sempre nos inquirindo, o porque e a origem da notável “Festa do Milho”, êste acontecimento festivo de Patos de Minas, que pela sua importância atual e sua divulgação já passou aos anais dos grandes eventos sociais de Minas e do Brasil e que sem dúvida, vem trazendo um considerável volume de estímulo ao progresso, não só de Patos, mas de tôda aquele rica Região, e outrossim fazendo aumentar grandemente o movimento turístico para a Capital do Alto do Paranaíba.

A Festa do Milho, em Patos de Minas, surgiu da necessidade de se criar um marco social que projetasse o município como grande centro agricultor, que de fato, Patos o é. E assim o Rev. Padre Almir Neves de Medeiros e D. Ordalina Vieira, que já possuíam a muito êste projeto, resolveram fazer a exposição do plano ao presidente da Associação Rural daquela cidade, Pedro Pereira dos Santos, atual Prefeito de Patos, que conjuntamente com os idealizadores, passaram a fazer o plano de realização nos moldes da festa da Uva, realizada em Jundiaí, estado de São Paulo. Tendo nesta mesma ocasião o sr. Pedro Pereira dos Santos, idealizado a Semana Ruralista, que aconteceria durante os festejos do milho.

Ficou então aprovado o seguinte programa: a festa e a Semana Ruralista seriam levadas a efeito e se encerrariam em data coincidente com o aniversário da cidade, isto é, 24 de maio.

Dúvidas, com respeito a origem da festa, já apareceram. Se Patos é o maior produtor de feijão do Estado e o quarto do Brasil, porque não se rotular o acontecimento de “Festa do Feijão”. Seria o mais lógico. Entretanto poucos sabem que a produção do milho excede a da tão consumida monocotiledonia, vindo dêste fato a escôlha mais razoável e simpática de “Festa do Milho”. Até a presente data já foram realizadas em Patos de Minas 5 fabulosas “Festas do Milho”, sendo que de ano para ano, a mesma cresce em beleza, alegria e ricas apresentações alegóricas ao produto, obtendo sempre, como neste ano, êxito completo, que o visitante só poderá avaliar in-loco.

Não poderíamos deixar de enaltecer e de elogiar o trabalho profícuo do grande organizador da festa, o popular “Pai Vaca”.

Consta da Semana festiva os mais variados programas, como seja, desfiles de estudantes com suas garbosas bandas de música, carros alegóricos, churrascos, bailes de apresentação das candidatas, de coroação e entrega do cétro a Rainha do Milho. Assim, todos os anos Patos de Minas se engalana nos primeiros dias de Maio, para receber os inúmeros visitantes que de todos os pontos de Minas e do Brasil, vâo à aquela bela cidade, para conhecer o já famoso acontecimento Social da Capital do Alto do Paranaíba e prestarem tributo a beleza e a simpatia de sua rainha, que êste ano muito merecidamente foi a Srta. Ana Maria Guimarães.

* Fonte: Texto de José Leonardo publicado com o título “Festa do Milho” na edição de junho de 1963 da revista Silhueta, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe