TRÂNSITO NECESSITA DE GUARDAS ESPECIALIZADOS EM 1967

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AO fato de Patos de Minas haver crescido rapidamente criou muitos problemas para a administração. Em todo setor, quer estadual, municipal e mesmo policial. Mas, nem por isso haveremos de abandonar o trabalho para solucionar os problemas. Entre êles há um de destaque que é a questão do trânsito. Muito já se falou. Muito já se comentou. Várias sugestões foram dadas. Mormente no assunto referente à falta de obediência dos nossos motoristas. Para tal, a reportagem da FÔLHA DIOCESANA procurou o Sr. Delegado de Polícia, Dr. João Fonseca Perfeito, que, prontamente nos esclareceu a respeito.

De imediato o Sr. Delegado nos afirmou que o problema de trânsito em Patos de Minas é um problema de educação. Haja visto que o povo só anda no meio das ruas. Não procura os passeios de forma alguma (infelizmente êles são local de entulhos de construção, mercadorias de casas comerciais e de chacrinhas constantes). Com isto há também uma certa dificuldade para os motoristas. No entanto, os nossos motoristas não sabem atender a um sinal, ou melhor, não querem atender. Os ciclistas julgam que a bicicleta não é um veículo e mesmo o pedestre não espera a sua vez. E por causa de tudo isto, faz-se mister uma campanha educativa e muito intensa, que deve ser através das escolas, da imprensa falada e da escrita e das diversas entidades de classe.

Infelizmente, a Delegacia não possui meios financeiros para esta campanha. O ideal que se realizasse uma semana antes da Festa Nacional do Milho ou mesmo coincidindo com a Festa e deveria chamar-se Campanha Educativa de Trânsito.

O trânsito de Patos de Minas não pode ser policiado devidamente por falta de material humano. Nós não temos fiscais de trânsito. Geralmente se lança mão da polícia que quase não entende a respeito, pois não é de sua especialidade. Para solucionar o problema, de vez, necessitaríamos de 6 guardas especializados. E a vinda dos mesmos depende, única e exclusivamente da Secretaria da Segurança. Além de tudo mais, a Delegacia funciona em condições precaríssimas.

Tão logo mude o Secretariado o Dr. João Fonseca Perfeito irá a Belo Horizonte para tratar dos problemas relacionados com o funcionamento da delegacia local. Ótima oportunidade de se formar comissão com representantes de várias classes, para dar maior fôrça a conseguir as reivindicações. E entre elas, além de guardas de trânsito, a instalação da Delegacia Regional, há tanto tempo criada e até hoje não instalada. A luta para tal deveria ser intensa, a fim de que, durante as solenidades da Festa Nacional do Milho, pudéssemos contemplar a realização de tudo isto.

* Fonte: Texto publicado na edição de 09 de março de 1967 do jornal Fôlha Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pmpr.pr.gov.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe