SORRISOS CANINOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Os cães não sorriem naturalmente quando estão felizes. Sorrir é um comportamento de primatas. Os chimpanzés sorriem. Assim como os orangotangos, os gorilas e os macacos em geral. Esses primatas também se beijam nos lábios, assim como seus outros colegas primatas, os humanos, e isso muitas vezes vem associado a um sorriso feliz. Embora os cães gostem de lamber os lábios de outros cães ou até mesmo de humanos, não é exatamente a mesma coisa. Lamber os lábios significa amizade, mas em um contexto não sexual em geral denota subserviência. Retrair os lábios, que para os humanos se parece com um sorriso, na realidade é um sinal de submissão. Visitar o veterinário, por exemplo – assunto nada engraçado para a maioria dos cães – faz com que muitos retraiam os lábios, mas ao mesmo tempo se escondam atrás das pernas do dono e tremam.

Alguns cães sorriem quando estão felizes e aprenderam a fazê-lo imitando os humanos. Potencialmente, qualquer cão é capaz de aprender a sorrir, mas os Terriers parecem ser os melhores aprendizes. Eles devem começar observando o sorriso das pessoas quando ainda são filhotes. Em vez de retrair os lábios num sorriso, o imitador de sorrisos levanta o lábio superior e mostra os dentes. Exibir suas armas é normalmente um sinal de agressividade, mas quando isso é feito na forma de um sorriso, há ao mesmo tempo uma retração dos lábios. Infelizmente, os cães não foram feitos para sorrir, portanto, os lábios superiores se elevam, o focinho enruga e isso quase invariavelmente resulta em um espirro.

Demonstrações agressivas de defesa são acompanhadas por rosnados; demonstrações sorridentes são acompanhadas pelo abanar da cauda e por roncos inocentes.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Blogpaodeacucarnews.com.br.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in