1.ª PROFESSORA, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A primeira postulante da cadeira foi Maria Madalena de Negreiros Maciel. Seu ato de nomeação foi passado em 3 de julho de 1868. Antes, preencheu, em Formiga, o lugar de professora substituta, sendo uma de suas últimas substituições naquele lugar confirmada por portaria de 19 de maio de 1868.

Maria Madalena, por razões desconhecidas, resolveu não assumir a cadeira em Patos. Em vão os mentores do lugar tentaram convencê-la ao contrário. Em 16 de janeiro de 1869, ela foi exonerada.

Em face da decisão de Maria Madalena, em dezembro de 1868 o Delegado Literário Jerônimo Dias Maciel nomeia Maria José dos Santos, cientificando ao governo em janeiro de 1869.

No livro 1291-APM, vemos que Maria José dos Santos pleiteou a cadeira usando o seu nome de solteira – Maria Umbelina de São José, nascida em Santo Antônio do Monte em novembro de 1842. A mudança de nome ocorreu em 10 de abril de 1869, quando se casou em sua terra natal com Cornélio José Rodrigues.

O governo não aceitou a nomeação, por estar em desacordo com a lei. A escola foi fechada e seus utensílios confiados à guarda do Delegado Literário.

Maria José resolve obter o cargo pelos meios legais. Presta concurso, sendo desclassificada por péssima caligrafia e ortografia. A recusa do presidente da Província, José Maria Corrêa de Sá e Benevides, traz a data de 9 de julho de 1869, ao mesmo tempo determina que se ponha novamente em concurso a cadeira de ensino.

Mesmo em desacordo com a lei, Maria José ocupa a cadeira por algum tempo. De fato, cabe a ela a primazia do ensino feminino em Patos de Minas.

De direito, Maria Clara da Conceição é a primeira professora. Nomeada por portaria de 2 de março de 1870, entrando em exercício em junho.

Em janeiro de 1871, obtém um mês de licença, motivada por seu estado de gravidez, sendo substituída por Maria José dos Santos. Maria clara só voltou ao trabalho em abril, o que prolongou sua licença por 90 dias.

Mestra competente, faleceu em 10 de fevereiro de 1885.

* Fonte: Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

* Foto: Educacaoeinformatica.wordprees.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in