As reclamações da população em relação ao serviço de limpeza pública em Patos de Minas foram levadas à Câmara Municipal. O representante da empresa Limpebrás, Cristiano Marcelo da Silva, e o diretor de serviços urbanos, Dácio Pereira da Fonseca Júnior, foram convocados pelos vereadores a prestarem alguns esclarecimentos sobre a prestação do serviço. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no plenário da Câmara.
A sujeira deixada pelos servidores da Limpebrás durante a coleta do lixo urbano foi apontada como a principal reclamação dos moradores. O vereador Lindomar Tavares apresentou imagens dos problemas levantados pela população e fez diversos questionamentos ao representante da Limpebrás. De acordo com Cristiano Marcelo, um trabalho interno da empresa vem orientando os servidores a adotarem certos cuidados no serviço de coleta e varreção. “O problema é de toda sociedade, não é pontual. Um trabalho tem que ser feito tanto em nível de moradores, empresa e gestão municipal pra gente chegar com um bom resultado. Cada um tem que fazer sua parte”, disse. O representante da empresa ressaltou aos vereadores que a empresa desenvolve a capacitação de seus funcionários; o apoio da população, no entanto, é fundamental para manter a limpeza da cidade. Cristiano Marcelo ressaltou que muitos moradores dificultam o trabalho, depositando todo tipo de resíduos em locais indevidos e colocando o lixo domiciliar e comercial fora do horário de coleta.
Outras questões foram apontadas durante a reunião, como a limpeza no entorno do Mercado Municipal e o destino dos resíduos gerados pelos restaurantes no centro da cidade. Entre os vereadores e os convidados da Tribuna Livre foi discutida a possibilidade de colocação de containers na região central para utilização dos comerciantes, evitando que o lixo fique exposto nas calçadas até o horário de coleta. “A medida ameniza bem a situação. Nas cidades onde a Limpebrás faz a coleta em containers, surtiu efeito. Um trabalho que, no final, todo mundo colhe bons frutos”, afirmou Cristiano Marcelo. O representante da empresa de limpeza urbana destacou, no entanto, que uma campanha de conscientização seria muito importante. “É preciso haver a conscientização da sociedade. Em 2011/2012 fizemos uma campanha, entregamos ímãs de geladeira em todas as residências com os horários de coleta. Fizemos uma conscientização exclusiva na região central. Agora vamos ter que retomar com esse trabalho”, concluiu.
Em relação ao serviço de capina, outro problema que tem gerado muitas reclamações da população, levadas ao Legislativo Municipal, o diretor de serviços urbanos, Dácio Pereira, disse que o Município conta hoje com cinco equipes de capina. Em relação aos lotes vagos particulares, que, em Patos de Minas, hoje são 20 mil, a Prefeitura Municipal faz a fiscalização, notificação e multa para que os proprietários realizem a limpeza. Apenas cinco fiscais fazem esse trabalho. Nas praças e terrenos públicos, um trabalho vem sendo feito diariamente. Os resultados não são percebidos por causa do período chuvoso, em que o capim cresce rapidamente, mais que a capacidade das equipes em realizarem o trabalho de limpeza, conforme informou o diretor de serviços urbanos.
Ao final da reunião, os vereadores e convidados da Tribuna Livre se prontificaram a continuar discutindo as propostas levantadas durante a reunião. A colocação dos containers e realização de uma grande campanha informativa e de conscientização da população em relação à coleta de lixo devem ser as primeiras ações empenhadas para a manutenção da limpeza pública.
* Fonte: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Representantes da Limpebrás e da Prefeitura Municipal prestam esclarecimentos na Câmara Municipal” na edição de 15 de março de 2014 do jornal Folha Patense.
* Foto: Limpezapublicactbanos.wordpress.com.