IMPLANTADO O VALE-TRANSPORTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

VALEEm reunião realizada pelo Conselho Municipal de Transportes, definiu-se que a partir de 1.º de fevereiro Patos de Minas contará com a efetiva implantação do Vale-transporte.

A afirmação neste sentido foi feita pelo Secretário Municipal de governo Dr. Jarbas Cambraia, que salientou a institucionalização do Vale por intermédio do decreto municipal N.º 950/87 que vigoraria a partir de janeiro, não só ocorrendo desde esta data para uma melhor operacionalização por parte da empresa concessionária, a Viação Pássaro Branco.

Por ocasião da reunião, a Comissão aprovou também a nova tarifa que passa de 8 para 12 cruzados também a vigorar desde 01 de fevereiro.

As cartelas com os passes serão vendidos através do Banco Mercantil, agência de Patos de Minas.

Jarbas Cambraia informou ainda que cada trabalhador deverá preencher um requerimento em seu local de trabalho para que a empresa ou órgão empregador providencie a aquisição de vales necessários.

Segundo a legislação que regulamenta o Vale-Transporte, cada trabalhador terá descontado de seu salário, no máximo 6%, sendo que o restante será completado pelo empregador que deduzirá tais valores do Imposto de Renda.

Todo trabalhador terá direito ao vale, independentemente de seu vínculo empregatício: municipal, estadual, federal ou da iniciativa privada.

A Prefeitura será o órgão encarregado da fiscalização do uso correto do Vale, além de fiscalizar a empresa concessionária, que comprovará a venda dos vales-transportes, mediante a emissão de recibo sequencialmente numerado, com todos os dados da empresa adquirente.

* Fonte: Texto publicado na edição de 23 de janeiro de 1988 do jornal Correio de Patos com o titulo “Vale-transporte em Vigor a Partir de 1.º de Fevereiro”, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Tribunafeirense.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe