PROF.º ANTONIO DE JESUS CONTRA O PROTESTANTISMO EM 1925

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

PROTESTANTISMOTEXTO: PROFESSOR ANTONIO DE JESUS¹ (1925)

As seitas protestantes são innumeraveis.

Baptista. Anabatista e Sabatista. As duas primeiras estão em desaccordo, quanto á idade do baptismo, não fallando em outras divergências. A terceira está em desaccordo com todas as outras, quanto ao sétimo dia:

Não guarda o Domingo.

Há muitas outras seitas:

Lutherana, Calvinista, Anglicana, Episcopal, Presbyteriana e uma infinidade de outras seitas, que se contradizem  em pontos capitaes da fé catolica, que elles não professam, a despeito do symbolo dos apostolos, consignado em todas as Biblias.

Desmentindo-se umas ás outras em principios fundamentaes e essenciaes a salvação e professando crenças diametralmente oppostas dizem-se, entretanto inspiradas pelo Espirito Santo, como se Deus ensinasse a mentira.

Havendo contradição, está claro, d’uma parte está a mentira.

Os deformadores da obra de Jesus Christo, chamados protestantes, aboliram os sacramentos e atacaram os dogmas da Egreja.

E hoje, essa religião deformada cifra-se em Biblias, cantigas e chingatorios contra o Chefe da Christandade; mantida por essas sociedades editoras e pelo metal cantante dos banqueiros americanos. É uma religião arida e secca, sem conforto e consolações ao moribundo e que prohibe suffragios para os que estão em trânsito na outra vida.

Viram a cabeça a um pobre descuidado, mettendo lhe caraminholas doiradas e, depois, quando o infeliz baqueia no enxergão da pobreza e succumbe, outros são a conduzirem-no caridosamente á ultima morada.

Outros são a sufragarem-lhe a alma, deporem uma perpetua e uma saudade sobre a louza.

O protestantismo è uma ponte de transição para os transfugas da Fé, e de regresso para o paganismo.

O que por ahi se vê, de movimento, é como aquelle dos ophidios, cabeça esmagada sob o calcanhar da mulher predestinada, da qual negam a virgindade e immaculada Conceição, apezar da Biblia em suas primeiras paginas.

Tarefa ingloria essa de desvirtuar Maria Santissima.

Odioso e degradante afan d’esses pregoeiros da heresia, contra a personalidade augusta do Summo Pontifice contra a compostura veneravel dos successores dos apostolos, a esquadrinharem, com a faro canino dos maldizentes a vida privada dos sacerdotes – arma única com que conseguem recrutar basbaques.

Offerecem um premio, àquem provar ser falsa a Biblia dos protestantes. Isto é muito facil.

Mas, antes de tudo, venham elles provar que não, se são capazes.

Examinem os compêndios e proponham esse Jury infallivel, na decisão, para julgar o pleito.

Se negam a Egreja e a tradição…

Fomentem-se!

* 1: Leia “Antonio de Jesus Maria José”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 30 de agosto de 1925 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Wikimedia commons, meramente ilustrativa.

Compartilhe