OPINIÃO DO PROF.º ADOLFO ANDERLE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS

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EDUCAÇÃOEste tema está sendo muito debatido atualmente, e um congresso está sendo realizado para decidir se haverá ou não mais esta matéria no currículo escolar. As reações são diversificadas. Muitos são a favor, mas também existem os que não aprovam esta medida educacional atuante nas escolas.

O “Correio Estudantil” fez uma pesquisa, interrogando várias pessoas de Patos de Minas. Após a pesquisa constatou-se: 70% é a favor e 30% é contra.

ARGUMENTOS FAVORÁVEIS: 1 – O adolescente precisa saber sobre sua evolução sexual e a escola será a resposta para seus problemas; 2 – Antes aprender na escola do que na rua; 3 – Nem todos os pais educam seus filhos no âmbito sexual; 4 – No mundo em que vivemos, tudo é necessário aprender para não cometermos atos por demais prejudiciais a nós e à sociedade; aqui tem-se em conta principalmente, o fator ignorância; 5 – O que as crianças não aprendem na televisão, aprendem em revistas obscenas; a educação sexual nas escolas fará com que elas possam aprender certo, usando palavras e termos certos; 6 – Tudo o que é proibido é cobiçado; escondendo a vida sexual de um adolescente, ele procurará saber por veias onde o sangue é altamente contaminável; 7 – Inocência não é sinônimo de ignorância.

ARGUMENTOS CONTRA: 1 – As crianças não devem perder sua inocência; 2 – O Brasil vai tornar-se uma “bagunça”, pois nem todos sabem encarar os fatos com naturalidade; 3 – Sexo aprende-se em casa; os pais têm a obrigação de ensinar os filhos; 4 – Isto não é “coisa” para ser ensinada: a gente aprende com a vida; 5 – Antigamente, as crianças não aprendiam… nada sabiam… o mundo era bem mais “equilibrado”.

Aproveitando a oportunidade, fizemos uma entrevista com o Sr. Adolfo Anderle, orientador educacional e psicólogo, que respondeu com sua experiência, sobre o assunto tão debatido.

Adolfo, você aprova ou não a idéia da educação sexual nas escolas? Por que?

Sim. Pelo meu trabalho e pela informação de muitos psicólogos sei que muitos complexos, frustrações conflitantes, neuroses, etc., surgem por causa de informações errôneas ou por causa da falta de uma informação sobre o sexo. Por isso, acho que assim como se educa para a alimentação, para a higiene, deve-se também educar para uma vida sexual correta.

Na sua opinião, quais são os pontos positivos e negativos do fato em questão?

Negativos? Não vejo como possa existir algo de negativo na mãe que ensina os filhos a viver limpos, a se alimentar corretamente e a agir em tudo com modéstia. Assim também, não vejo como ou porque possa existir algo de negativo em educar, para viver com naturalidade a vida sexual. Aliás, eu não gosto de falar assim; acho bem melhor dizer: a educação deve ser integral, do homem todo e não apenas para a vida social e religiosa. Positivos? Haverá menos complexos, o sexo será encarado com naturalidade e poderemos assim, viver na simplicidade dos índios para os quais o sexo faz parte da vida e não é e nem pode ser endeusado ou negado.

Como as crianças vão encarar este novo método?

Elas não têm condições de ter uma opinião sobre isso; vocês podem notar que as crianças cujos pais não têm tabus sexuais, crescem com muitas qualidades e com muita simplicidade e naturalidade. Já tive oportunidade de ver crianças darem respostas muito interessantes a coleguinhas que comentavam com malícia algo sobre sexo.

Como estão os pais neste âmbito?

Talvez seja o mais difícil. Muitos foram formados a considerar o sexo como coisa feia, com o maior segredo possível. Com mentiras; e hoje não conseguem aceitar que o sexo seja olhado como Deus o criou. Como demonstra a Bíblia, Deus criou e abençoou o homem. Se houvesse algo de errado, feio, indigno, Ele, Deus, não iria abençoar.

ADOLFONa situação do Brasil, você acha válido que os adolescentes fiquem preparados neste sentido? Por que?

Claro. Os animais não precisam de instrução e nem o ser humano precisaria se não fosse inteligente. O homem desde sua infância pergunta e se interroga sobre as coisas e sobre suas causas e, é claro que o sexo também entre em sua área de interesse. Quer saber porque existem sexos derivados em masculino e em feminino e porque nasceu. Na adolescência acontecem fenômenos fisiológicos que precisam de uma explicação. Os adolescentes que sabem porque acontecem esses fenômenos os vivem sem susto e sem maiores consequências; os desavisados podem criar traumas que os prejudicarão pelo resto da vida.

A televisão influiu muito nas crianças e adolescentes. Você não condena este meio de comunicação como responsável pela necessidade de implantação deste sistema educacional?

Todo crime contra a natureza gera consequências nefastas. O homem é o único que comete crimes contra a natureza. Quanto ao sexo também acontecem muitos crimes. O grande mal de nossos dias é a inversão de valores. A televisão é a grande culpada disso; outro meio de comunicação é a imprensa escrita, principalmente certas revistas que não visam senão a desmoralização. É simples de se entender: os animais vivem apenas pelo instinto e nós com facilidade os domesticamos. Disto se valem os “desatensiosos”. É um meio usado para dominar o povo. Um povo apenas voltado para os seus instintos, é um povo facilmente domesticável. Quando o homem não tem ideais mais elevados, mas vive dos instintos ele passa a não valorizar o que vai além dos instintos, por esta razão é que, tendo comida, sexo e diversões tranquilamente se submetem a exploração.
Você encara os erros da juventude em relação a sexo, como uma ignorância? Ou será que é porque sabem demais?

Torno a repetir que todo crime contra a natureza gera consequências nefastas. Por falta de uma formação natural, eu diria (porque já vivem com tabus sexuais), os pais não formam os filhos; esses, como consequência, são vítimas de doenças psíquicas. Outros partem para a libertinagem. Acham que o sexo é apenas um meio de prazer e se destróem também. O sexo sem amor é conflitante. Não vou me estender em explicações, o psicólogo Rollo May, no seu livro “O Homem e Procura de Si Mesmo”, diz que aquele que só procura sexo em seu relacionamento com o sexo oposto, acaba a se enojar do próprio sexo e acaba rejeitando a vida sexual. Um exemplo claro do que acontece quando não seguimos as leis naturais, é o que vem acontecendo na Suécia. O sexo lá é livre e muitos jovens de 16 a 25 anos se suicidam porque a vida não tem mais sabor. Em tudo o que vale como base é a moderação e a consciência constante.

Explique a afirmação: “inocência não é sinônimo de ignorância”.

Todo ser para ser perfeito deve se realizar e para isso deve crescer até a plenitude. O homem também deve chegar a se realizar plenamente para não viver em conflitos consigo mesmo e com os outros; para isso é necessário que respeite sua natureza bioquímica. Deve portanto, conhecer-se para realizar-se. Conhecer seu próprio corpo e seu espírito, levando-os à plenitude.

* Fonte: Texto publicado com o título Educação Sexual Nas Escolas na edição de novembro de 1978 do jornal Correio Estudantil, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto 1: Cpg.colband.net.br

* Foto 2: Adolfo Anderle, do arquivo de Nanci Teixeira Anderle.

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