ENIGMÁTICA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DE 1924, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Não se sabe o motivo, mas lamentavelmente os Livros de Atas da Câmara Municipal no período de 1922 a 1926 simplesmente desapareceram. O historiador Geraldo Fonseca registrou em seu livro Domínios de Pecuários e Enxadachins a seguinte composição da Câmara naquele período: Adélio Dias Maciel (Presidente e Chefe do Executivo), Agenor Dias Maciel, Alfredo Araújo, Augusto Barbosa Porto, Cornélio França de Oliveira, Euphrasio José Rodrigues, Henrique Lúcio da Fonseca, Heráclito Amaral, Jerônimo Venâncio, José Pacheco de Oliveira, José Pereira Guimarães, Pio de Melo Ribeiro e Zama Alves Pereira.

Naquele período, mais precisamente em 05 de maio de 1924, um documento registrado na folha 45 do 3.º Livro de Registro de Alvarás Para Construções “concede ao Governo do Estado de Minas um terreno de seis metros por quatro, no quarteirão que fica alem da rua ‘Rio Paranahiba’ alinhamento da rua ‘Dr. Marcolino’, desta lida de, para montagem do Posto de Meteorologia, revertendo o terreno à Municipalidade, se o posto for suprimido, observadas as disposições do Estatuto Municipal, no que se refere a consseções de Terrenos”. Era Secretário o Sr. Ataualpa Dias Maciel.

Não há registro histórico da montagem de uma Estação Meteorológica no período citado. Provavelmente o terreno destinado a tal fim foi restituído à Municipalidade, como previa o Documento. Como os Livros de Atas sumiram, fica-se sem saber realmente o que aconteceu com o dito terreno.

digitalizar0001* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Arquivo da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe