LIRA MARIANA PATENSE COMPLETA 25 ANOS SEM COMEMORAÇÃO

Postado por e arquivado em ARTES, GRUPOS MUSICAIS, MÚSICA.

Uma pequena carta endereçada à Revista A Debulha e assinada pelo Presidente da Lira Mariana Patense, Antônio Basílio Leal (Antônio do Prego), comunica a passagem do aniversário da banda, que completou 25 anos de existência – Bodas de Prata, portanto – no último dia 20 [janeiro/1987], “no silêncio da humildade, sem nenhuma comemoração”, como diz a carta. Pelo fato de ser uma corporação musical de muita tradição e vivência – 25 anos não são 25 dias – faltou, pelo menos, uma retreta da banda em praça pública, com muita música, para, comemorar a data.

A Banda de Música Lira Mariana Patense é a 8.ª na escala das bandas musicais que Patos de Minas já teve. A primeira a ser criada foi a Filarmônica da Fraternidade, fundada em 1.911, tendo como regente o Maestro Randolfo Duarte Campos. Depois da Filarmônica, outras bandas foram fundadas: a Santa Cecília, a Maestro Olímpio Rocha, a XV de Novembro, a Olegário Maciel, a Lyra Patense, a Carlos Gomes e, por último, a Lira Mariana, hoje a única “bandinha” da cidade, responsável pela animação de festas religiosas, eventos culturais, solenidades civis e outros acontecimentos importantes¹.

A Lira Mariana Patense, como informa a carta que nos foi enviada pelo seu presidente, foi fundada no dia 20 de janeiro de 1962 pelo frade capuchinho Frei Davi e a Congregação Mariana, da qual figuraram os primeiros diretores (que participaram da fundação). Hoje, a Lira continua recebendo convites pra se apresentar, especialmente em comunidades rurais, por ocasião de festas religiosas. O Presidente Antônio do Prego diz que tem recebido sempre o apoio das autoridades municipais, principalmente da primeira dama, Maria Coeli, da Secretária da Educação e Cultura, Martha Caixeta, e do próprio Prefeito Arlindo Porto.

Novos músicos – A Lira Mariana conta, hoje, com cerca de 20 músicos, já antigos na corporação musical. Segundo Antônio do Prego, aos poucos a Lira irá aumentando seus músicos. Ele pretende aproveitar na corporação, dentro de pouco tempo, jovens músicos que estão estudando diversos instrumentos. Atualmente, existem 65 alunos inscritos nos cursos da Lira Mariana, mas somente 15 deles frequentam regularmente as aulas, ministradas pelo próprio Presidente Antônio do Prego toda segunda, quarta, quinta e sexta feira de 19 às 21 horas.

O local dos cursos é o mesmo onde a Lira Mariana faz seus ensaios, ou seja, o prédio da antiga rodoviária, na Praça Desembargador Frederico. Desde maio do ano passado, a Prefeitura colocou à disposição da instituição uma sala naquele imóvel para que a Lira ali tivesse sua sede. Lá, os alunos do músico Antônio do Prego aprendem a tocar saxofone, clarineta, trombone, pistom, bombardino, barítono e requinta.

* 1: Leia “Pioneiros da Música”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Faltou Uma Retreta” e subtítulo “A Lira Mariana completou 25 anos no dia 20 deste mês, porém a data não foi comemorada” na edição n.º 155 de 31 de janeiro de 1987 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Arquivo de Marialda Coury publicada em 26/01/2015 com o título “Lira Mariana Patense − 55 Anos em 1997”.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe