A homossexualidade é comum entre uma grande variedade de mamíferos, mas entregar-se à luxúria com castrados não significa um desejo de sexo. Se um cão fosse realmente homossexual, preferiria tentar acasalar com machos em vez de fêmeas. Isto é muito raro. Alguns machos são completamente indiferentes a fêmeas e não percebem nem mesmo quando as senhoritas lascivamente batem-lhe com o corpo e exibem o traseiro. Cães desinteressados quase sempre orientam-se demais pelos humanos e não têm nenhuma experiência em acasalamento, mas também não se interessam por machos.
Alguns cães tentam montar em machos castrados por dois motivos interligados. O primeiro é que eles tentaram montar em todas as outras coisas antes, sem sucesso. Tentaram montar em fêmeas, mas foram afugentados; tentaram montar em machos e eles os morderam; mas quando tentaram subir em um castrado não foram rechaçados, então continuaram. Isso se torna uma lição aprendida.
O segundo motivo associado é a dominação. Montar e arremeter a pelve é obviamente sexual, mas também é uma dominação simbólica. Um cão monta e arremete a pelve em outro cão independente de sexo, simplesmente para mostrar quem é o chefe. Mesmo fêmeas algumas vezes se comportam dessa maneira. Montar num cão castrado pode ser um ato totalmente sexual em algumas circunstâncias, mas em outras é uma simples demonstração de autoridade.
* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.
* Foto: purinainstitute.com, meramente ilustrativa.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.
