Meados de 2020. Reunidos numa casa no Bairro Sobradinho, várias pessoas discutiam as estratégias para as eleições no final daquele ano. Um candidato a prefeito estava com muitas esperanças em ocupar o trono de mandante dos destinos dos Contribuintes a partir de 2021. Lá ia seguindo maravilhosamente bem a reunião do candidato com seus cupinchas quando chegou um pistolão do partido político acompanhado de um sujeito com um turbante na cabeça, aparentando pouco mais de 60 anos de idade, tipo guru indiano. O pistolão do partido político apresentou o sujeito:
– Eis aqui o meu amigo Kuma Satra, especialista autodidata em ler na cusparada de alguém o seu destino.
Como o pistolão do partido político era influentíssimo, o candidato a prefeito deu uma bela cusparada na mesa de tampo de vidro da sala. O especialista concentrou-se na cusparada e depois de longos 15 minutos, decretou:
– O senhor, com certeza, ocupará o trono da prefeitura. Vai encarar a crise da Covid-19 com uma das mais revolucionárias atitudes que salvará milhares de vidas: impedir a venda de bebidas alcoólicas. O senhor, como todos os anteriores, não vai acatar nenhuma das Leis do nosso Código de Posturas e, pior, vai alterar Artigos que prejudicarão os Contribuintes…
– Oooooohhhhhh – espantou-se a turba.
…o senhor vai travar uma luta com a COPASA e a CEMIG, e as duas vão continuar fazendo como o senhor vai fazer: o que quer, quando quer e se quiser; o senhor não vai impedir o trânsito de carretas que arrebentam a Rua Major Gote e outras vias do Centro causando enormes prejuízos ao Erário e que ainda tumultuam o já caótico trânsito; o senhor não impedirá as quase 40 mil motos com quase todas com escapamentos adulterados de azucrinarem a vida dos que querem apenas SOSSEGO e muito menos impedir o som nas alturas dos carros, causando sérios transtornos de saúde principalmente a idosos, acamados e hospitalizados…
– Oooooohhhhhh – espantou-se mais ainda a turba.
…o senhor não solucionará a longuíssima espera de exames e procedimentos cirúrgicos de quem precisa da saúde pública; o senhor, nessa primeira gestão, deixará o prédio da antiga prefeitura se deteriorando…
Depois de mais uma série de vidências, o guru finalizou:
– Termino dizendo que, depois de eleito, o senhor vai afirmar categoricamente que é contra a reeleição, mas mordido pelo vislumbre do poder, mesmo com tudo o que eu previ, será reeleito com 85% dos votos válidos, caracterizando mais do que nunca o velho ditado de que todo povo tem o governo que merece. E dois anos após a reeleição, com a mesma estratégia de gestão, o senhor entregará o cargo para se candidatar a deputado federal.
Foi aplaudido de pé e todos os presentes cuspiram na mesa, estafando o vidente porreta!
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 01/02/2013 com o título “Casa do Hugo – 1”.