FUNDADO O PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO DE PATOS DE MINAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Ficou constituido, ontem, em magna assembléia, o Partido Social Democrático de Patos de Minas, filiado ao Partido Social Democrático de Minas Gerais, sediado em Belo Horizonte, de que é presidente o preclaro Governador Benedito Valadares Ribeiro.

À reunião, previamente convocada pelo Exmo. Prefeito Clarimundo José da Fonseca Sobrinho e dr. Adélio Dias Maciel, eminente Membro da Comissão Executiva do Partido Mineiro, compareceram as maiores expressões politicas do municipio, reinando o maior entusiasmo e grande animação para a reconstrução politica que obedece aos moldes do programa social democrático que o ilustre Governador de Minas desfraldou em S. Paulo e concretizou no grande Partido Mineiro que preside.

No decorrer das solenidades falaram vários oradores, destacando-se o discurso magnifico do dr. Geraldo Tomaz de Magalhães na indicação da Diretoria da bem organizada Comissão Central da prestigiosa agremiação partidária.

Esta Diretoria ficou composta de elementos de valor como do Cel. Farnese Dias Maciel, Farmaceutico Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, Arlindo Porto, Abner Afonso de Castro e drs. Paulo do Prado Brandão, Ernani de Morais Lemos, Geraldo Tomaz de Magalhães e Delfim Borges da Fonseca.

Na Comissão Central figuram nomes novos na politica municipal de que daremos noticias em outro numero.

A nova agremiação politica ratificou e reafirmou a candidatura do Ministro Eurico Gaspar Dutra á Presidencia da Republica, sob os mais vibrantes aplausos.

A moção de apoio e solidariedade ao governador Benedito Valadares recebeu a maior consagração da Assembleia.

Entre as varias deliberações registraram-se as de empenharem-se todos por que o Municipio em frente unica se mova e lute na maior campanha que é a de seu desenvolvimento, que as despesas de alistamento e das proximas eleições se façam á custa da Caixa do Partido que ficou criada e que o Partido se filie ao de âmbito nacional Social Democratico de Minas Gerais, adotando o seu programa, as suas legendas e os seus candidatos.

* Fonte: Texto publicado com o título “Partido Social Democrático de Patos de Minas” na edição de 1.º de julho de 1945 do jornal Folha Patense, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe