No dia 14 do corrente, ás 16 horas, deu-se a solene instalação da Agencia local do Banco de Credito Mutuo.
Com a presença dos dignos Diretores do Estabelecimento drs. Camilo Candido de Araujo e Sebastião de Brito, do Gerente sr. Hercilio Trajano da Silva, demais funcionarios e pessoas da maior representação de nossa sociedade, teve lugar a benção da aparelhada agencia.
Terminada a ceremonia religiosa, Frei Antonio de Ganges felicitou á Diretoria do Banco e desejou felicidades á Agencia que se inaugurava.
Dando por instalada a Agencia, falou o dr. Sebastião de Brito, Diretor Superintendente do Estabelecimento e nosso ilustre conterraneo que produziu serena e substanciosa oração, recebendo os maiores aplausos.
Em seguida falou o dr. Ernani de Morais Lemos, saudando a nova Agencia em nome da população patense, tecendo grandes elogios aos dignos diretores e principalmente à fibra de batalhador e de vitorioso do nosso conterraneo Sebastião de Brito que, pelo esforço proprio, se tornara homem de grandes negocios e fundador de Bancos, cujo progresso e eficiencia a instalação da Agencia vinha constatar.
Depois desta saudação do povo, os srs. diretores foram saudados pelos funcionarios da Agencia, atraves da voz eloquente do Prof. Waldir Nascimento, contador.
Aos presentes foi oferecido profuso copo de cerveja, ocasião em que orou entusiasticamente, em nome do mundo bancario local, o dr. Jonas Bessa Ribeiro, ilustre gerente do Banco da Lavoura.
A’ noite, em jantar de congraçamento, reuniu-se no “Restaurante Ponto Chique” os principais elementos de nossa vida bancária, sendo os ilustres diretores do Credito Mutuo saudados, em nome da classe, pelo dr. Jaques Corrêa da Costa que proferiu elegante e cintilante oração.
Agradecendo, falou o dr. Camilo Candido de Araujo que, em linguagem sobria e segura, enalteceu o municipio de Patos de Minas e a sua gente. No dia 15, realizou-se pomposo baile nos salões do Aero Clube, comemorando o grande acontecimento.
* Fonte: Texto publicado com o título “A instalação da Agencia do Banco Credito Mutuo de Minas Gerais” na edição de 22 de julho de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.
* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.