SELKIRK REX

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Selkirk Rex (de pelo longo) deve o seu nome às Montanhas Selkirk no Wyoming, onde nasceu a primeira ninhada num abrigo para animais em 1987, com uma pelagem encaracolada invulgar. Num programa de reprodução experimental foi detectada uma mutação genética, tendo como característica dominante a sua pelagem encaracolada. Metade dos filhotes tinha uma pelagem encaracolada. O gene responsável é recessivo noutras raças do grupo Rex.

O Selkirk Rex é muito popular nos EUA e no Canadá, onde também era conhecido por “gato ovelha” devido à sua pelagem inconfundível, encaracolada e grossa. É um gato de porte médio a grande e com uma estrutura óssea pesada, que lhe dá um peso surpreendente e transmite uma ideia de poder. Tem uma constituição robusta, focinho curto e uma cabeça redonda. Os gatos Selkirk Rex podem ter o pelo longo ou curto. Os três tipos de pelagem – exterior, intermédia e subpelo – são encontradas e todas elas são onduladas, conferindo a esta um toque macio. A forma encaracolada do pelo varia consoante a idade, o sexo, o clima e a estação do ano. No de pelo Longo, os caracóis da cauda são emplumados e destacam-se ao longo da cauda. Os pelos no pescoço são mais compridos e emolduram o focinho. Podem ter todos os padrões e cores de pelagem.

O registo da raça no Conselho de Governadores do Clube de Felinicultura no Reino Unido deve-se ao cruzamento com gatos Persas e foram também submetidos a um teste diagnóstico no âmbito da DRP, que ocorre principalmente em Persas. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, um controlo parasitário e exames de saúde para o manter saudável.

É dono de uma personalidade atenta e ativa, com uma disposição doce e cativante. Esta raça tranquila gosta muito de se sentar no colo dos donos e de se enroscar. É também muito feliz a brincar e é um ótimo animal de companhia para a família. Tem uma espectativa de vida superior a 15 anos. Alguns poderão sofrer de queda de pelo.

Cada espécime é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata de alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo.

A pelagem longa requer uma atenção diária. Penteá-la cuidadosamente com um pente de dentes largos para remover quaisquer nós e riças. A versão de pelo curto não requer tantos cuidados. Se pretende manter o pelo encaracolado, não o penteie em demasia.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

* Fonte: purina.pt.

* Foto: tica.org.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe