PRAÇA DONA GENOVEVA E SEUS TOCOS

Postado por e arquivado em 2024, DÉCADA DE 2020, FOTOS.

Nos idos tempos, um pequeno descampado perto da antiga Cadeia era conhecido por Praça do Corrêa¹. Com a urbanização do entorno, não se sabendo quando e quem ou quais foram os responsáveis, o nome foi aleatoriamente mudado para Praça Dona Genoveva². Muitos anos se passaram e o poder público ainda estava naquela de Praça do Corrêa, até que ele, o poder público, ficou sabendo que já não era Praça do Corrêa, e sim Praça Dona Genoveva. Então, em 25 de agosto de 2005 a Lei n.º 5.643 cravou Praça Dona Genoveva. Com o envelhecimento das grandes árvores, foram sendo cortadas e acontecendo o de sempre: corta e não planta outra no lugar. Resultado: hoje restam arbustos, duas árvores grandes, duas árvores médias e sete tocos, estes cicatrizes cruéis do desmatamento da praça. Brevemente não restará uma só árvore no logradouro.

* 1: Os pais de Nhô Nhô Corrêa e outros familiares moravam no entorno, pois isso o logradouro era conhecido como Praça dos Corrêa.

* 2: Genoveva Belarmina de Jesus é mãe de Joaquim José de Santana e avó de José de Santana, dois cidadãos que foram primordiais no progressismo patense. Leia “Prole de Dona Amélia com Joaquim José de Santana”.

* Texto e foto (26/04/2024): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe