EDSON MORAIS CAMPOS (EDINHO)

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Edson Morais Campos, nosso querido Edinho, tem sua vida ligada à música, ao rock e com muita intensidade à música clássica. Já tocou guitarra elétrica e hoje toca sua gaita e escaleta. Tocava guitarra nos grupos de Patos de Minas e nas serenatas que fazia para sua futura esposa, a Inês.

Em Patos de Minas, os músicos faziam serenata com violão e voz. Edinho com sua guitarra. Sempre foi uma pessoa diferenciada. Naquela época mantinha um cabelo comprido, negro e cacheado. Era magro, magérrimo. E gosta dos Beatles e Rolling Stones. E de muitas outras bandas famosas.

Edinho viajava e trazia as novidades nos discos de vinil para a moçada ouvir aqui em Patos. Um dos contemplados era seu amigo, o Luiz Carlos Esteves. Sempre estava na vanguarda dos lançamentos de maior sucesso de todos os tempos.

Edinho é um músico visionário. Ele vê música em tudo o que faz. Cada assunto leva a lembrança de uma música, que ele canta, muitas vezes a letra completa. Conhece praticamente todos os músicos das diversas gerações. E também conhece os poetas.

Filho de Edson Campos e de Lezita Morais Campos, Edinho é compositor de diversas músicas inéditas. Compõe escrevendo partituras. Coisa que poucos conseguem hoje em dia. Possui cadernos e mais cadernos de composições suas, todas escritas na pauta, para serem tocadas. Para se ter uma ideia da grandeza de seu trabalho é bom saber que por ocasião do maior tsunami no Japão em 2011 ele compôs uma música para cada cidade atingida pela tragédia. Uma homenagem linda e desconhecida da maioria das pessoas.

Esse é o Edinho e seu espírito musical. Casado com Inês de Mendonça ele conta sua vida com a ajuda dela para lembrar-se dos detalhes. Inês e a família são muito ligados à família de nossa Presidente, a Luciana Esteves. Foi colega de pós-graduação de sua mãe, dona Carminha e seu irmão Luiz Carlos, é padrinho de batismo de sua filha Úrsula.

Ao som de Tchaikovsky, ele recorda, junto com a Inês que já possuiu uma jiboia. Isso mesmo. Numa das pescarias ele achou um filhote de jiboia. Criou a cobra por um bom período até que ela fugiu. São passagens como essa que fazem do Edinho uma personalidade diferenciada, extremamente sensível e inteligente.

Edinho é pai do Dr. Brian Epstein, conselheiro da Recreativa, que recebeu esse nome em homenagem ao empresário dos Beatles, muito famoso e um dos mais competentes que já existiu nessa área. É também pai da Úrsula. Uma família muito animada que participa sempre dos eventos da Sociedade Recreativa Patense.

Edinho é uma pessoa que transpira música a maior parte do tempo. Está sempre ligado na melodia, na letra, nos arranjos e nos instrumentos. Tem um conhecimento musical vasto, incluindo a música clássica dos grandes compositores e mesmo a ópera, que pouca gente tem paciência para acompanhar, lá está o Edinho ouvindo e cantarolando as músicas mais famosas do mundo.

Um cidadão de bem que participa dos eventos com uma felicidade indescritível, tocando sua gaita, improvisando ou mesmo tocando suas composições.

Edinho, patrimônio musical de Patos de Minas é talvez, o mais antigo representante de uma geração que ama os Beatles e os Rolling Stones e que sempre acredita no amor e na liberdade.

NOTA: Edson Morais Campos (Edinho) faleceu em 16 de janeiro de 2023.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Edinho, um rapaz que ama os Beatles e os Rolling Stones” na coluna “Personalidade” da Edição Especial 2022 (Ano IX/N.º 15) da Revista Recreativa, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe