13 DE MAIO E OUTRAS NOTÍCIAS DE SANTANA DE PATOS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1914)

Com medo, leitor amigo, de ser tambem decretado, para este lugar, o estado de sitio e, en de repente ser mettido no chilindró, tenho me conservado em silencio no “O Commercio”. Mas, hoje, ficando sciente que o sitio é sómente lá pelas capetaes do Rio e Ceará, atè outubro, eis que, de súbito, boto a cára de fóra, empunhando o meu martello bastante enferrujado, a marteilar na minha tendasinha.

Foi aqui bem comemorado o 13 de maio¹. Na vespera desse dia, dando o meu passeiosinho pelas ruas, ouvi em diversos pontos o som das violas e o arfar dos tambores. Perguntei a um rapasote moreno que appressadamente por mim passava, que novidade havia no commercio, elle respondeu-me: Pois ocê não sabe que é a inaguração da furria?

Conhecendo eu, que havia engano na data, disse-lhe: Mas hoje, é 12 de Maio e não 13; a festa deveria ser amanhã…

Elle replicou com ar bastante risonho: – Nois quando discubrimo que hoje era 12, já a festa e os convite pro pagode estava feito, por isso assentemo em fasê tudo hoje mêmo cumo nos dias de S. Antonio e S. João. E lá se foi com seu lencinho vermelho actado ao pescoço, a caminho da casa do pagode.

Em noite do dia seguinte (13) a banda de musica em commemoração á assignalada data, percorreu, executando bonitas peças, algumas ruas (das treis que temos) deste lugar, não havendo nessa noite discurseiras como de costume.

Jà se vê, leitor amigo, que mesmo neste recanto quasi desconhecido, se esforça para ser patriota, e sente-se jubiloso quando se commemoram as gloriosas datas da historia!…

Precisa-se de algumas velhas adoentadas, para associadas de companhias de seguro. Aquellas que se acharem em condições (de morrerem breve) dirijam-se aos Srs. agentes de seguros neste lugar, por cartas ou por informações de pessoas fidedignas.

Consta que, devido a pericia dos cyclistas daqui, será, brevemente, ligado este lugar à estação de “Lavrinhas” (E. Ferro Goyaz) por uma bem construida linha de bicicletas, para o transporte de cargas. E’ este mais um dos grandes melhoramentos, para esta localidade.

Estamos com a festa á porta. E desta vez não haverá os costumados divertimentos, cinema e theatro, porque ambos falleceram em consequência da inflamação da bexiga deixando um vacuo impreenchivel nas algibeiras de seus frequentadores.

Para preencher o lugar dessas duas illustres personagens, surgiu aqui, ha pouco, um novo e bello divertimento o qual intitula-se contra-dança. Esse sim!… Disem que è de fazer as pedras chorarem.

Agora, leitor amigo, como já me vou tornando bastante prolixo, termino, e, sem medo do sitio e do chilindró, voltarei brevemente.
Sant’Anna de Patos, 21-5-914.
IGNOTO.

* 1: Refrescando a memória, em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que oficialmente acabou com a escravidão no país.

* Fonte: Texto publicado com o título “Martellando” na edição de 07 de junho de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe