NOVA LOGOMARCA E NOVO LEMA: DEMAGOGIA QUE NÃO VAI SANAR NENHUM DE NOSSOS PROBLEMAS

Postado por e arquivado em FEBEAPAM - FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLA PATOS DE MINAS.

Dizem os noticiários locais que foram gastos três anos para desenvolver uma nova logomarca e um novo lema para a Cidade de Patos de Minas, eles apresentados oficialmente com muita pompa e estardalhaço em 16/11/2023. Quando os meus dois únicos neurônios, o Idi e o Ota, viram aquilo e leram as explicações, quase desligaram as suas parcas sinapses. Dizem os criadores, que a logomarca é um P estilizado. P estilizado? Se aquilo é um P estilizado, preciso urgentemente trocar de óculos, pois mais parece uma daquelas legendas de história em quadrinhos. Ainda tem o lema Aqui é Sempre Mais. Afirmam os técnicos criadores que a logomarca e o lema retratam características inerentes à Cidade, tais como ser acolhedora, voltada para a liderança e inovação através do empreendedorismo e que isso fortalece a identidade do município. Quer dizer que aquilo que os criadores consideram um P estilizado mais o Aqui é Sempre Mais, que só eles entendem o significado, fortalecem a identidade do Município? Acalmem-se, Idi e Ota, acalmem-se!

Eis que uma empresa americana, a Pierry − A Wunderman Company, criada em 2008, tem uma marca quase igual. Coincidência? Os criadores locais contestam, afirmando que de maneira alguma é plágio, e declaram que na análise técnica de designer, as marcas não são semelhantes, já que apresentam defensas na curvatura e formas de aplicação. Defensas na curvatura e formas na aplicação? Quer dizer que os criadores da logomarca de Patos de Minas gastaram três anos para criar algo diferente da logomarca daquela empresa americana e saiu o que está aí?  Acalmem-se Idi e Ota, acalmem-se.

Esclarecido que os criadores são os únicos que enxergam na nova logomarca e no novo lema o que eles declararam, o AQUI É SEMPRE MAIS é um real tiro no pé, pois é o tipo da expressão em que a gente pode pender para a Avenida Marabá ou para a antiga ponte sobre o Rio Paranaíba. Afinal, assim como praticamente ninguém, além dos criadores do P estilizado, consegue enxergar que a logomarca é um P estilizado contendo as características da Cidade citas acima, o AQUI É SEMPRE MAIS quer dizer o que? Mais isso ou mais aquilo? Lógico, que para os adeptos da gestão atual, é AQUI É SEMPRE MAIS SUCESSO. Já para os realistas, é AQUI É SEMPRE MAIS MAZELA.

É fato que todas as cidades do Brasil, sem exceção, apresentam muito mais mazelas do que sucessos. Em outras palavras, não existe no Brasil uma única cidade em que os sucessos suplantam as mazelas. Obviamente, em Patos de Minas, o AQUI É SEMPRE MAIS MAZELA é muito superior ao AQUI É SEMPRE MAIS SUCESSO, fruto de gestores despreparados para o cargo. Não precisa ser entendido no assunto para perceber, no dia a dia da Cidade de Patos de Minas, a CAPITAL DO BARULHO, a presença firme e forte do AQUI É SEMPRE MAIS MAZELA.

A Cidade e o Município precisando de pulso forte dos gestores para sanear tantos problemas estruturais que nos afligem, eis que esses gestores nos apresentam, sob deslumbrantes holofotes demagógicos, e com custos ao Erário, mais uma besteira que não vai solucionar nenhum dos nossos problemas, equivalente àquela outra besteira da proibição dos fogos de artifício com estrondos, que, igualmente como o nosso CÓDIGO DE POSTURAS, ninguém respeita.

Ao invés do lema AQUI É SEMPRE MAIS, que pode pender para o Bairro Copacabana ou para o Bairro Planalto, como foi explicado acima, se o nosso poder público fosse realmente comprometido com o CONTRIBUINTE, o lema seria: AQUI, O QUE MANDA É A LEI!

O que Patos de Minas espera de seus gestores para sanear suas inúmeras deficiências em todos os setores é simples assim:  menos DEMAGOGIA e mais AÇÃO, começando por HONRAR o nosso CÓDIGO DE POSTURAS, de cabo a rabo!

* Texto e foto 1: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto 2: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann em marcas institucionais.

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