KORAT

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

É uma raça ancestral da Tailândia. Fotos do Korat, também conhecido como Si-Sawat, aparecem em um livro sobre gatos que data do período Ayudhya da Tailândia (1350-1767). Nele, o Korat é descrito como um gato que traz boa fortuna: sua pele azul-acinzentada brilha como prata, seus olhos verdes brilhantes simbolizam a prosperidade e seu rosto em forma de coração traz felicidade às noivas. As pinturas centenárias se parecem muito com a raça de hoje, e todos os Korats modernos têm árvores genealógicas com raízes na Tailândia. A Cat Fanciers Association reconheceu a raça em 1967.

É de tamanho médio e musculoso, compacto, pesando entre 3 a 5 quilos, e a altura varia de 20 a 25 cm. A raça demora para amadurecer e pode não atingir seu pleno desenvolvimento físico e emocional até os 5 anos de idade. Por exemplo, os grandes olhos luminosos de verde ou âmbar não atingem sua cor verde luminosa até que tenha de 2 a 4 anos. As orelhas são grandes e alargadas na base, arredondadas na ponta e inseridas no alto da cabeça; cauda de comprimento médio que se afina para uma ponta arredondada; pelagem única com pelos curtos, brilhantes e finos, fáceis de limpar com a escovação duas vezes por semana; os membros posteriores são ligeiramente mais compridos do que os anteriores; pés em formato oval.

Adora atenção e gosta de pensar em si mesmo como o responsável, seja de outros gatos, cães ou das pessoas de sua família. Espere que ele esteja intimamente envolvido em tudo que você faz, desde ler o jornal e preparar as refeições e pagar as contas. Quando você está em casa, ele sempre estará perto – se não por perto – de você e não gostará de ser deixado sozinho por horas a fio. É menos falante do que seu primo siamês, mas definitivamente sabe como se expressar verbalmente e com a linguagem corporal. Não gosta de barulhos altos ou muita comoção. É gentil, enérgico, brincalhão e muito inteligente. Pode viver mais de 18 anos.

O Korat está sujeito a uma doença genética fatal que atinge o sistema neuromuscular e que se apresenta em duas formas: gangliosidose GM-1 e GM-2. Felizmente, existe um teste genético que pode identificar portadores antes de serem reproduzidos. Não compre de um criador que não forneça uma garantia de saúde por escrito.

* Fonte: Vetstreet.com.

* Foto: Tudogato.blogspot.com.

Compartilhe