ARAXÁ-MG − SÓ UM EXEMPLO PARA PATOS DE MINAS. LÁ TEM COMANDO.

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A malha viária no perímetro urbano da cidade de Araxá vem sofrendo deterioração acentuada em razão não só do desgaste comum do uso, mas principalmente decorrente do tráfego de veículos pesados nas principais avenidas e ruas da cidade. Em que pese a necessidade do procedimento de descarga de mercadorias de natureza diversa, há de se colocar a necessidade de se coibir o trânsito dos citados veículos no perímetro considerado central da cidade. As empresas distribuidoras de insumos nos diversos comércios e estabelecimentos da cidade, deverão se adequar, colocando veículos com capacidade limite de carga até 06 toneladas.

Os veículos de carga indivisível terão acesso dentro da normalidade, contudo com prévio comunicado a autoridade de Trânsito de Araxá.

Diante do exposto, serão desencadeadas operações de natureza fiscal e orientativas aos usuários da via, visando coibir em um primeiro momento o acesso bem como o estacionamento de veículos com capacidade acima do estabelecido, nas vias públicas da cidade.

Os postos fixos de abordagem aos veículos infratores obedecerão a ordem de acesso à cidade, encaminhando os usuários de acordo com suas particularidades o caminho alternativo para chegar ao seu destino, sem contudo trafegar pelo centro da cidade ou ruas adjacentes.

Serão empregadas na Operação, todo o efetivo em condições de emprego da ASTTRAN e VIGILANTES, onde atuarão em postos fixos na entrada da cidade, em pontos definidos, onde houver luminosidade artificial suficiente para abordagem com segurança dos veículos alvos da Operação.

Também haverá equipe itinerante, fazendo abordagem a caminhões estacionados ou em trânsito na região central da cidade, onde receberão orientações através da notificação própria em documento.

Além do efetivo da SESUC empregados na Operação, contaremos ainda com o apoio da POLÍCIA MILITAR nos pontos fixos e na forma itinerante.

NOTA: Palavras de Murilo Corrêa da Costa em 1982: Bom, agora que a rodovia MG-354 chegou a Presidente Olegário já está passando da hora de começar ou recomeçar a luta pelo prolongamento da mesma até a BR-040 e pela correção da falha que representa a amputação dos sete quilômetros que faltam para a mesma contornar a cidade e alcançar a 365. Vamos pedir, implorar, berrar, exigir logo de cara os sete quilômetros do contorno e tirar das ruas da cidade os veículos pesados que atravancam nossas principais ruas e causam transtornos e prejuízos. Queremos o contorno, queremos o contorno. A Rodovia do Contorno ficou pronta em 1985¹. E daí? E daí que centenas e mais centenas de cidades Brasil afora já tomaram essa providência. E nós? Nada, desde 1985!

* 1: Leia “Anunciada a Construção da Rodovia do Contorno”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Combate ao Trânsito de Veículos de carga no centro” (22/03/2017) em araxa.mg.gov.br.

* Foto: Eitel Teixeira Dannemann, publicada em 23/07/2021 com o título “Essa Placa é só um Exemplo de como o Poder Público de Patos de Minas é Omisso”.

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