DOIS ANOS DE FUCAP

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

No último dia 19 a Fundação Cultural do Alto Paranaíba − FUCAP comemorou dois anos de atividades no campo artístico-cultural de Patos de Minas e Região. Foram dois anos de muita luta, idealismo, seriedade e intensa atividade artística e cultural, que depois de se salientar em Patos de Minas, projetou bem alto, fora de nossos limites geográficos, o nome de nossa terra.

A FUCAP nasceu do idealismo dos companheiros João Marcos Pacheco e Carlos Alberto Donâncio Rodrigues (Xaulim) e teve o imediato apoio de vários militantes do nosso movimento artístico-cultural, que passaram a integrar seu Conselho Curador e os vários departamentos que hoje formam sua estrutura administrativa.

Agora, dois anos depois, a entidade continua de pé, apesar dos vários obstáculos enfrentados até aqui. A FUCAP tem feito um trabalho dos mais significativos no setor cultural patense, tendo criado o seu Centro de Artes, uma verdadeira escola de arte e de Cultura, que certamente está dando sua enorme contribuição para a renovação artística e cultural de nossa terra. Apesar da envergadura de seu trabalho, a FUCAP tem recebido um apoio muito pequeno e sua manutenção tem sido possível, graças aos esforços e à “garra” de seus diretores, conselheiros, professores e amigos da entidade. Dois anos depois, a entidade continua acreditando nos ideais que nortearam sua criação, e busca com muitas esperanças, o apoio das autoridades municipais, estaduais e federais, bem como a participação ativa da classe empresarial e do povo de nossa terra.

Acreditamos que esse apoio virá, pois o trabalho da FUCAP é dos mais importantes e dos mais significativos para o nosso engrandecimento cultural e artístico. Atualmente, a entidade luta com todas as suas forças, para se manter atuante, mas além dos problemas de ordem financeira, um outro também dos mais sérios vem atingindo a FUCAP, que é encontrar um local onde possa instalar sua sede e o Centro de Artes, já que o prédio onde está instalada, foi vendido e um outro local ainda não foi encontrado para suprir as necessidades da entidade. Como podemos ver, os obstáculo são muitos, mas a vontade de vencê-los também é uma forte determinação dos que hoje acreditam no potencial de trabalho que a entidade tem. Os resultados conseguidos até aqui, animam a perseverar a luta, e a esses dois anos de realizações e despertar cultural, haverão de ser somados muitos outros, contribuindo decisivamente para o nosso enriquecimento artístico e cultural.

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha (Chefe do Setor de Divulgação da FUCAP) publicado com o título “FUCAP comemora dois anos de funcionamento” no n.º 108 de 31 de janeiro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Institucional.

Compartilhe