SHOW FINAL/1984

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

No último dia 14, a FUCAP − Fundação Cultural do Alto Paranaíba, mostrou no Cine Riviera, um festival envolvendo alunos e professores do seu CENTRO DE ARTES. Programação constou com números de TEATRO, MÚSICA (Piano, Violino erudito, violão popular, bateria, contrabaixo, guitarra, clarineta e Coral), DANÇA (jazz e Ballet), além de uma exposição de excelentes trabalhos dos alunos e professores do setor de ARTES PLÁSTICAS daquela entidade.

O espetáculo marcou o encerramento do ANO LETIVO do CENTRO DE ARTES da FUCAP, e serviu para mostrar à nossa comunidade, aquilo que a entidade vem fazendo pela nossa arte e nossa cultura, mesmo com enormes sacrifícios.

Quem foi ao Riviera assistiu a uma sequência de números artísticos de ótimo nível, demonstrando que realmente o CENTRO DE ARTES vem realizando um trabalho dos mais sérios e organizados no setor cultural patense. Pena que o apoio recebido seja tão pequeno, diante da magnitude dos objetivos da FUCAP, cujos diretores e professores dão tudo de si, para o engrandecimento de nosso setor artístico-cultural!

O festival, que foi um “atestado” de qualidade e seriedade da FUCAP, não teve o público que merecia, o que não entendemos, pois o trabalho que aquela entidade vem realizando é digno dos nossos incentivos, do nosso apoio irrestrito e da compreensão de autoridades e comunidade patense.

No intervalo da primeira para a segunda parte, a FUCAP prestou uma homenagem às seguintes personalidades:

Arlindo Porto Neto (Prefeito Municipal de Patos), Altino Nunes Nascentes (patense, funcionário do MEC), Carlos Felipe (jornalista), Dr. Dirceu Deocleciano Pacheco (Diretor-Responsável da Revista “A Debulha”), Professor Joaquim Ribeiro do Carmo, Deputado José Aparecido de Oliveira (Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais), Dr. José Eduardo Barbosa (da Secretaria de Cultura de Minas Gerais), Deputado Federal José Mendonça de Morais, Deputado Estadual José Maria Vaz Borges, empresários: Roberto da Fonseca Brandão (Presidente da Associação Comercial e Industrial), José de Souza Maia, Anávio Braz de Queiroz, Professor Olívio de Souza Araújo, Professor Sebastião Rocha, Jornalista Oswaldo Amorim, Jornalista Magda Lenard, Wilson de Morais e Paulinho Pedra Azul (consagrado cantor de nossa MPB).

O trabalho mostrado pela FUCAP, está colaborando sensivelmente para nosso aprimoramento artístico-cultural, e sabemos que esse trabalho vem sendo desenvolvido às custas de muitos esforços, de muitos sacrifícios de seus Diretores, Conselheiros e Professores. A entidade precisa ser encarada com mais seriedade, com mais carinho e com mais objetividade, pois não é tão fácil encontrar pessoas dispostas a doarem seu tempo, seu trabalho, sua inteligência, sem nenhuma pretensão que não seja o bem comum. O que vem sendo feito naquela entidade, é algo que merece mesmo um apoio completo de todos nós.

Que as nossas autoridades municipais, estaduais e federais; e os nossos empresários, compreendam a envergadura do que vem sendo realizado pelos Diretores, Conselheiros e Professores da FUCAP, e retribuam com um apoio mais efetivo, mais concreto, porque, senão, somente o idealismo e a coragem daqueles diretores, não serão suficientes para manter de pé uma entidade que vem sendo tão útil à nossa juventude e ao nosso movimento artístico e cultural, como a FUCAP tem sido.

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado com o título “Showfinal/84” na edição n.º 106 de 31 de dezembro de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: gettyimages.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe