EUPHRASIO JOSÉ RODRIGUES: ANIVERSÁRIO DE 79 ANOS − 2

Postado por e arquivado em PESSOAS.

“Tribuna de Patos” sente-se satisfeita, contente consigo mesma, registrando, como ora o faz, o aniversário natalício do Dr. Eufrásio José Rodrigues transcorrido a 15 do corrente. Isso porque cinco décadas da existência do ilustre médico, do digno Promotor Público, do cidadão exemplar, do poeta sentimental e do patense para todos os efeitos, foram vividas em Patos de Minas e é a mesma data que assinala o seu aniversário a mesma que marca a sua primeira topada com nossa terra e com nossa gente.

A Bahia amorenada de Castro Alves pode ufanar-se de tê-lo acalentado em seus braços mornos; pode jactar-se de tê-lo feito o jóvem de suas esperanças, o moço de seus cuidados, o homem jungido ao seu destino e ao destino da Pátria, para vivê-la engrandecendo-a, mas Patos de Minas − a sentinela avançada do Oeste − cativou-lhe os olhos, enlaçou-o feiticeiramente em seus braços de cabocla sertaneja inculta, virgem e bela, extremamente bela. Achou graça na pousada que se lhe ofereceu, de hospitalidade sincera e franca e de mesa farta. Não veio faminto, porém sedento de ideal. Trazia consigo a bagagem imensa de seu nobre sacerdócio e a riqueza por muitos invejada de sai inteligência fulgurante.

E meio século de sua existência foi fincado na terra que vibrou sua lira; na terra em que semeou de canto a canto a semente do Bem, esparzida por sua mão caritativa, regando-a com os eflúvios com a bondade de seu bondoso coração.

Não há em tôdas essas redondezas um cantinho de terra que não tenha hospedado o médico bahiano de nascimento, hoje, patense por usocapeão.

Como não há também por tôdas as bibocas, por todos os casebres, por todos os solares de fazendas, por todos os palacetes da cidade uma porta que não esteja sempre aberta, pela estima e pela gratidão, para o Dr. Eufrásio.

Foi de patense agradecido a homenagem que lhe foi prestada naquela data, encabeçada pelos colegas e de fileira engrossada pelo povo, que o acompanha de perto e de perto o tem do coração.

ZÉ ALCIDES

* Fonte: Texto publicado com o título Oitenta Anos¹ na edição de 30 de maio de 1953 do jornal Tribuna de Patos, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* 1: Há um engano do jornal quanto aos 80 anos do Dr. Eufrásio, isso porque ele nasceu em 15 de maio de 1874 e esse artigo é de maio de 1953. Então, 1953 − 1874 = 79. Ele faleceu em 12 de fevereiro de 1957.

* Foto: Do livro Municipio de Patos, de Roberto Capri.

Compartilhe