PATENSES COMEMORAM ENTRADA DO BRASIL NA 1.ª GUERRA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Quando a Primeira Guerra Mundial foi deflagrada em 28 de julho de 1914, o Brasil adotou uma postura neutra em 04 de agosto daquele ano. A posição brasileira seguiu a decisão dos EUA, que também declarou a neutralidade na primeira fase do combate. Em 3 de abril de 1917, um navio mercante dos Estados Unidos foi torpedeado por submarinos alemães e, no mesmo dia, um navio brasileiro também o foi no Canal da Mancha. Isso provocou o rompimento das relações diplomáticas dos dois países com o Império Alemão. Pouco tempo depois, os Estados Unidos entraram na guerra contra a aliança entre austríacos e alemães. Depois de outros navios brasileiros serem torpedeados novamente, na costa do Mar Mediterrâneo, o então presidente Wenceslau Braz assinou – após aprovação no Congresso – a declaração de guerra contra a Tríplice Aliança no dia 26 de outubro de 1917, enviando enfermeiras, médicos e aviadores que fizeram missões de observação no Mar Mediterrâneo.

A declaração de guerra causou rebuliço em Patos sem ainda o “de Minas”, assim como em todo o país. A edição de 04 de novembro de 1917 do jornal Cidade de Patos publicou duas pequenas notas a respeito:

PASSEATA CIVICA − Como expressão do enthusiasmo com que foi recebida nesta Cidade a noticia de declaração de guerra do Brazil á Allemanha, um numeroso grupo de jovens patenses, tendo á frente o academico José Gonçalves de Amorim e os Srs. Anthero de Medeiros, Sizenando Borges, Arlindo Borges, Francisco Ulhoa, Osorio Corrêa e muito outros, percorreu as principaes Ruas da Cidade, empunhando a bandeira nacional, ao som do hymno nacional entoado por grande numero de alumnos do Grupo Escolar. Foram erguidos enthusiasticos vivas ao Brazil e ao Sr. Wenceslau Braz, bem como às nações aliadas. Essa passeata, que se realizou ás 20 horas do dia 1.º do corrente, dirigiu-se ás redacções da “Cidade de Patos” e do “O Commercio”, e ao Paço Municipal, terminando na maior ordem.

MANIFESTAÇÃO DE ENTHUSIASMO − Um grupo de jovens da nossa sociedade, promove para hoje uma grande manifestação patriotica em signal de regosijo pela entrada do Brazil na guerra. Essa manifestação que terá inicio no jardim municipal, ás 6 1/2 da tarde, constará de discursos, a cargo de varios oradores, seguindo-se a isso uma passeata pelas ruas principaes, ao som do Hymno Nacional, executado pelas duas corporações musicaes da cidade, levando-se á frente a bandeira nacional.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte do jornal: Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

* Foto: Original de uma das notas.

Compartilhe