ÁLVARO MARQUES DA SILVEIRA E A PATOS DIESEL ATÉ 1984

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Filho de Américo Marques da Silveira e D. Salvina da Silveira, nasceu em 09 de agosto de 1907, em Patrocínio. Estudou apenas com um professor da zona rural, durante um curto período e cursou o grupo em Patrocínio, por poucos dias. Casou-se com a Sra. Maria Cristina Marques em 1929, tendo um único filho, João Messias Marques, que em 1974 faleceu em um acidente de avião, juntamente com a esposa e dois de seus filhos. Tem três netos.

Com idade o senhor começou a trabalhar e qual foi sua primeira atividade?

Aos 11 anos de idade, comecei a trabalhar como empregado, em um armazém, ora no balcão, ora como carroceiro ou em outras atividades. Mais tarde, passei a trabalhar como motorista de caminhão, com o Sr. Joaquim Cardoso e em 1926, adquiri um caminhão, começando a transportar queijo para São Paulo, trazendo de retorno carga em geral.

Durante quanto tempo o senhor trabalhou com caminhão?

Trabalhei até 1936 no comércio de queijo. Durante quatro anos morei em Iraí de Minas, mas sempre trabalhando com caminhão. Em 1936 fiz sociedade com o Sr. Joaquim Cardoso Naves, continuando no negócio de queijo.

Aí o senhor deixou de trabalhar como motorista?

Deixei de trabalhar como motorista e passamos para o ramo de máquina de beneficiar arroz e mais tarde, meu filho João e o Elmiro (Nem) filho do Sr. Joaquim Cardoso, entraram como nossos sócios.

Quando o senhor veio para Patos?

Em 1957, o João veio para cá. Aqui colocamos um armazém e ele comprava arroz e mandava para beneficiarmos em Patrocínio. Continuamos com este ramo até 1959. Depois ele iniciou aqui uma revenda de automóveis da VEMAG, onde hoje está a Caixa Econômica Federal e logo em seguida, no ano de 1957 mesmo pegamos a concessão da Mercedes Benz, ele, eu e o Elmiro Cardoso, quando foi constituída a firma Cardoso Silveira e Cia. O João ficava aqui e eu continuava em Patrocínio liquidando os negócios, até que em 1961, mudei para cá.

Onde era a agência da Mercedes, no início?

Começou lá mesmo, onde era a VEMAG.

Quando vocês se mudaram de lá?

Não tenho certeza, mas acredito que foi por lá por 1965.

O senhor tem participação na instalação da televisão aqui em Patos?

Não. Isto tudo, quem fez foi o João. Ele que instalou, estas torres de Pitangui, São Gotardo e Patos, para trazer a imagem da TV Itacolomi. Quando cheguei aqui, dei uma ajuda a ele.

E o Edifício Alvorada, quem construiu?

Nós três, O João, o Nem e eu constituímos uma firma, a Comercial Alvorada Ltda., sob a direção do João. Eu participei também, ajudando, mas quem dirigia era ele.

Quando a senhor assumiu a direção da agência?

Em 1961, constituímos a firma Cardiesel Ltda, em Belo Horizonte e o João mudou-se para lá, para dirigi-la junto com o Nem e eu assumi aqui.

Qual a atividade da Cardiesel e quais são os seus proprietários?

A Cardiesel é também representante da Mercedes Benz e atualmente, somos sócios, o Nem e um seu filho, eu e meus três netos.

O senhor pode fornecer detalhes da agência Mercedes aqui em Patos?

A firma atualmente se chama Patos Diesel Ltda., e está localizada na confluência da Avenida Brasil com a Rua Dona Luiza. Adquirimos recentemente um lote na Rua Marechal Floriano que nos permitirá uma comunicação com aquela rua. A área total do terreno é de seis mil metros quadrados, com 3.200 metros quadrados de área construída, aproximadamente. A firma possui ainda uma área de 60 mil metros quadrados próximo ao Batalhão, com 400 metros de frente para o asfalto, para onde pretendemos futuramente transferir nossas instalações.

Qual é a atividade da firma?

Revenda de caminhões, ônibus e peças e assistência técnica, atualmente, revendemos também pneus Michelin, cuja rodagem é somente para caminhões.

Quantos caminhões são vendidos em média, por ano?

Isto varia, muito, mas deve ser uns doze ou quatorze.

Quantos funcionários trabalham na firma?

Há sempre uma pequena variação, mas nunca temos menos de 80 funcionários. Hoje estamos com 81.

Qual é a área de atuação da agência?

Para um lado atingimos João Pinheiro, Paracatu, Vazante, Lagamar; por outro, Guimarânia, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel. Por exemplo, para Lagoa Formosa que fica tão perto, não podemos vender, porque lá é área da revenda de Carmo do Paranaíba.

Vocês têm vendido ônibus?

Até agora, neste ano, já vendemos 14 ônibus. Neste ano, temos vendido também carretas. Já vendemos seis.

Quantos atendimentos em média vocês têm por mês, para assistência técnica?

A média é de 320 atendimentos mensais.

Como se compõe a administração da Patos Diesel Ltda.?

Somos eu e o Marcelo Pires Ferreira, casado com uma de minas netas.

Como está situada a Patos Diesel em relação ao ICM e ao ISS?

No ano de 1983, fomos o maior contribuinte de ICM (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) do município, tendo recolhido 151 milhões de cruzeiros e neste ano, recolhemos até maio, mais de 207 milhões. Em 1983 ficamos em 7.º lugar como contribuinte do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e em 1984, até abril, estávamos em 5.º lugar.

* Fonte e foto: Entrevista de Dirceu Deocleciano Pacheco e João Marcos Pacheco publicado no n.º 96 de 31 de julho de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe