POR UM GRUPO ESCOLAR E PELA INSTRUCÇÃO

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1908)

Ha tempo que tomou a si a ardua tarefa de levantar a estatistica da população infantil em edade escolar e, nesse sentido não poupando esforços deu conta de sua missão ao digno Secretario do Interior o nosso director Dr. Laudelino¹.

Si parecesse que a idéa não merecia por parte de S.S. o carinho devotado, por certo o seu ardor ter-se-ia arrefecido deante de qualquer estorvo que lhe antolhasse; as barreiras cederam ao grandioso impulso e auxiliado pelo C.el Farnese Dias Maciel e pelo provecto professor Modesto de Mello Ribeiro sahiu a campo colhendo assignaturas para a construcção do Grupo Escolar² na nossa cidade, encontrando o melhor acolhimento por parte de todos a que se têm dirigido em busca do auxilio  que será a base para que magestoso se erga na nossa cidade o edificio que registrará o marco do nosso devotamento a causa da instrucção do povo em todas as suas classes, base essencial e imtellectual, freio irresistivel  á corrupção dos costumes que, ao Deus dará, se vão pervertendo do berço a velhice.

Encorajados pelo brilhante resultado que vão colhendo os illustres campeões da educação infantil, dão razões para que se supponha em pleno resultado tão valioso tentamen que será o attestado mais indefectivel do espirito adiantado e progressista do nosso povo, fazendo fructificar desde já as suas mais ardentes aspirações e quando amanhã o Governo e os homens grados da Republica vierem nos trazer as suas alviçaras pela inauguração da Estrada de Ferro Goyaz³ silvando, fumarente entre nós, deante do templo de Minerva da casa onde o povo se vae habilitar para as suas grandes emprezas na vida, hão de render homenagem a esse povo que por sua iniciativa propria procura-se afastar do cahos onde a ignorancia e o crime se anivelam.

O problema da instrucção publica, é, na primeira plana das plataformas dos governos intelligentes a principal idea que o deve empolgar, e a razão ahi está frisante na observação dos factos − tanto maior é o desenvolvimento do povo quanto maior é o numero de suas escolas.

Emquanto o leitor não comprehender o seu papel, não tendo elucidado o seu espirito, assistiremos essa situação triste de politica de campanario, de esbulho do seu direito, de depredação da fortuna pública, e os governos e os representantes do povo serão na sua continuidade a malta dos espertos que promettendo tudo, dão-lhe em recompensa o desprezo e vota-lhe antipathia emquanto não chega a nova epoca em que necessitados de votação curvam-se tanto em melifluidades até engodar novamente as suas velhas victimas.

Instrua-se o povo, prepare-o convenientemente e veremos a situação geral do Paiz marchar a contento dos maiores hereticos contra nossa felicidade de povo magnanimo, vivendo actualmente na miseria e repousando sobre os maiores thesouros com que a sabia natureza nos aprouve aquinhoar, dando-nos um clima excellente, um solo fertil, um sub-solo riquissimo e grandes navegaveis rios inaproveitados, serpeando-se e esbatendo as suas grandes aguas contra os penedias e os troncos seculares em suas margens.

Emquanto o estrangeiro educado e intelligente nos visita e vem sorprehender essas expansões da Natureza admirando-se da nossa fortuna, como os nossos antepassados aborigenes não sentimos a menor emoção deante do valor de nossas riquezas e verdadeiramente sequestrados do conforto e da fidalguia uma só phrase nos escapa pela bocca, denunciando a nossa tibieza, a nossa despreocupação − e ella é essa, não vale a pena tentar-se isso ou aquilo, qual entre nós, não dá resultado. E’ já um chavão popular e o desanimo e essa tibieza vêm do nenhum impulso generoso dos governos que eternamente preoccupados com a politica do seu eu esquecem de sua missão para com o Paiz. Eduque-se o povo e esse mal desapparecerá.

* 1: Digite Laudelino Gomes de Almeida no espaço de buscas, clique em enter e assim surgirão vários textos sobre ele.

* 2: Digite Grupo Escolar de Patos no espaço de buscas, clique em enter e assim surgirão vários textos sobre ele.

* 3: Digite estrada de ferro no espaço de buscas, clique em enter e assim surgirão vários textos a respeito.

* Fonte: Texto publicado com o título “Grupo Escolar” na edição de 20 de agosto de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe