DISTRITO DE CHUMBO HOMENAGEIA O “CASCA-GROSSA” ARLINDO PORTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Com o regresso da Capital Federal e de Belo Horizonte do sr. Arlindo Porto, elemento dos de mais representação na comitiva dos Cascas Grossas¹, o povo de seu distrito tributou-lhe a mais carinhosa das homenagens.

Assim é que, na tarde de 26 de outubro atual, foi o homenageado recebido por todo o povo do distrito ao espoucar de foguetes, sob aclamações e palmas entusiasticas.

Acompanhado do digno Prefeito Fonseca Sobrinho, de destacados elementos da comissão de Cascas Grossas, de pessoas e familias da sociedade local, penetrou o sr. Arlindo Porto nos dominios de sua terra natal ao calor de manifestações positivamente consagradoras.

Usaram da palavra os srs. Oliverio Teixera Porto, Domingos Teixera Porto e Jorge Veneroso, tendo os oradores palavras de entusiasmo aos Cascas Grossas e de intenso louvor a seu prestigioso chefe então homenageado.

Agradeceu a todas as manifestações em nome do sr. Arlindo Porto, o prof. Aguinaldo Magalhães Alves que foi muito aplaudido.

Realizou-se às 20 horas o banquete em casa do sr. Antonio Alves da Silva que transcorreu em meio da maior alegria e expansão.

A’s 22 horas deu-se inicio ao baile de gala que se prolongou, dentro da maior animação, até a madrugada do dia 27.

Todos que foram à festa encantadora dos Chumbenses a seu chefe, dela trouxeram a mais agradavel das impressões e a mais estrepitosa das alegrias.

“Folha de Patos” que tem no sr. Arlindo Porto um amigo que sabe ser grande e de valor, prazeirosamente participou das homenagens, a tudo estando presente o seu diretor-proprietario².

As expressões de afeto e carinho com que o povo de Chumbo soube receber a seu chefe, revelam bem o sentimento de patriotismo sadio daquela gente que compreendeu com nitidez e perfeição ter o homenageado, em detrimento de seus proprios interesses, combatido o bom combate, junto das maiores autoridades, pelo desenvolvimento e progresso do municipio de Patos.

Atitudes felizes e simpáticas como esta da boa gente do Chumbo é que nos autoriza a afirmar o desenvolvimento espiritual de nossa gente, aparelhada assim a pugnar mesmo pelas maiores conquistas deste nucleo que sabe querer e sabe conquistar.

Aplaudindo e solidarizando-se com a manifestação, este jornal felicita ao povo de Chumbo e particularmente ao prezado amigo, sr. Arlindo Porto.

* 1: Digite cascas grossas no espaço de buscas, clique em enter e assim surgirão vários textos a respeito.

* 2: Renato Dias Maciel.

* Fonte: Texto publicado com o título “O povo de Vila do Chumbo presta grandes homenagens ao sr. Arlindo Porto” na edição de 31 de outubro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Recorte da foto publicada em “Personagens na Vinda da CEMIG”.

Compartilhe