I TORNEIO INTERCLUBES DE JUDÔ ARLINDO PORTO NETO

Postado por e arquivado em DIVERSOS, ESPORTES.

i-torneio-interclubes-de-judoContando com a participação de aproximadamente 200 judocas, foi realizado durante toda a manhã e parte da tarde do dia 13, domingo, o I Torneio Interclubes de Judô Arlindo Porto Neto, no Poliesportivo do Patos Tênis Clube (PTC). A competição, tendo à frente o incansável batalhador Antônio Andrade (o Antônio Judô), foi patrocinada pela Prefeitura Municipal e diversas firmas patenses.

Participaram do I Torneio Arlindo Porto o Judô Elefante Branco, Judô São Miguel, A.C.M. (todos de Belo Horizonte), Águia Branca (Betim), CEDE Jú (São Gotardo), Federação Metropolitana (Distrito Federal), Oliva (Carmo do Paranaíba) e Grêmio Oton de Souza Rego (Patos de Minas). A classificação final mostrou o Judô Elefante Branco em 1.º lugar, seguido por Grêmio Oton de Souza Rego, em 2.º; A.C.M., em 3.º; Federação Metropolitana, em 4.º e, finalmente CEDE Jú na 5.ª colocação.

Para realizar o torneio, Antônio Judô contou com o apoio irrestrito dos clubes de serviços – Rotary Clube Patos de Minas, Rotary Clube Guaratinga, Lions Clube Giovanini e Lions Clube Patos de Minas Centro – na hospedagem dos atletas visitantes, através de várias famílias patenses. Uma outra ajuda foi de fundamental importância. “Sem o apoio do PTC, na pessoa de seu presidente, João Batista Dias (Macarrão), não seria possível realizar este torneio”, assegura Antônio Judô. O Poliesportivo do PTC foi cedido gratuitamente pelo clube, inclusive para alojar 15 visitantes.

Todas as lutas do torneio contaram com arbitragens qualificadas dos árbitros da Federação Mineira de Judô. A cerimônia de abertura das competições, acontecida na manhã do dia 13, foi prestigiada pelo Prefeito Aldo Lino Silva, em exercício; pelo Comandante do 15.º Batalhão da PM, Tenente-Coronel Augusto Soares; pelos Presidentes da Federação Mineira e Brasiliense de Judô e pelo Presidente da Câmara Municipal de Patos, Sílvio Gomes de Deus, que ainda fez às vezes de “mestre de cerimônia”. Pelo seu pioneirismo no judô patense, o Sr. Renato Ferreira Carias foi homenageado com uma placa.

* Fonte: Texto publicado com o título “O I Torneio de Judô” e subtítulo “Patos obteve o 2.º lugar no I Torneio Interclubes de Judô Arlindo Porto Neto” na edição n.º 171 de 30 de setembro de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Judomododeusar.worpress.com.

Compartilhe