JOÃO DO RÁDIO − 1943

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

O telégrafo, depois de ligeiro desencontro de vontades pela sua instalação (diziam que serviria para fomentar intrigas e pôr a cidade muito ligada às outras) foi inaugurado em 1918, esforço dos Drs. Marcolino de Barros e Jacques Dias Maciel. Em 1930 veio o Serviço de Radio-Transmissão (radiotelegrafia), tendo José Andrade como primeiro operador, seguido por Christóvão Soares de Faria e João da Mata Corrêa. Eventualmente, operavam, como substitutos, Otávio Pimenta, José Cordeiro e Natalício de Barros. Um nome deve ficar na nossa lembrança, na prestação de serviços neste meio de comunicação: o de João da Mata Corrêa, o João do Rádio. Dedicado ao trabalho, de trato afável, João do Rádio nas suas horas de folga dava aulas aos que desejassem aprender radiotelegrafia, como atesta o anúncio. Entre seus alunos, José de Souza Campos e Natalício de Barros, que chegou a chefe de seção do tráfego radiotelegráfico do Estado e, posteriormente, assistente do chefe de comunicações do telex-rádio da Cemig.

NOTA: João da Mata Corrêa, o João do Rádio, nasceu na cidade de Pouso Alto-MG em 09/03/1912. Veio para Patos sem ainda o “de Minas” em 1931. Além de radiotelegrafista, foi proprietário da Cerâmica São João. Faleceu aqui em 22/12/1976.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 19 de setembro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

Compartilhe