SIBERIANO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Como o próprio nome indica, o gato Siberiano é originário da Rússia, proveniente da região da Sibéria. Há pouca informação sobre seu surgimento, assim muitas histórias se criaram ao longo do tempo para explicar a origem da raça. Estima-se que a origem provém do cruzamento entre o gato europeu e os gatos selvagens dos bosques siberianos. Aparentemente foram documentados pela primeira vez no ano 1000, embora não fosse uma raça com pedigree nesta época, mas sim caçadores de ratos nas ruas e casas em toda a Rússia. É considerado um gato grande, forte, com uma pelagem impermeável e com subpelo espesso, adaptado a viver em regiões de clima frio. São encontrados em uma grande variedade de cores, com uma estrutura óssea bem desenvolvida. Os machos podem pesar entre 6 e 10 quilos, enquanto as fêmeas pesam entre 3,5 a 7 quilos, vivendo em média 15 anos. As patas, potentes, musculosas, grandes e arredondadas têm pelagem inclusive entre os dedos. Ainda que possam parecer gatos pesados possuem uma agilidade e velocidade própria da sua história de grande caçador.

O Siberiano moderno é resultado do desenvolvimento de um padrão de raça definido, trabalho e dedicação de muitos criadores e juízes. No final de 1980 as primeiras raças de gatos importadas começaram a aparecer na Rússia onde começavam, nessa mesma época, as primeiras exposições. Foi decidido que um padrão para a raça siberiana deveria ser desenvolvido, para distinguir estes grandes felinos das outras raças de gatos de pelos semilongos. A Presidente do clube Kotofei, Olga Mironva, elaborou a primeira descrição da raça. Um gato Siberiano chamado Roman, nascido em 1987 foi usado como a base para o padrão. Ele aparece em muitos pedigrees e foi um dos gatos de fundação para a raça. Caracteriza-se por gozar de uma saúde de ferro e pelo seu caráter tranquilo. A saúde de ferro pode ter sido criada ao longo dos vários séculos quando teve que suportar os grandes frios da Sibéria, com temperaturas que em determinadas localidades alcançam 30 graus abaixo de zero. Nestas temperaturas são capazes de suportá-las graças ao seu pelo semi-comprido abundante.

Como a maioria das raças domésticas grandes, é tranquilo e amigável, ainda que muito brincalhão e entusiasta. A inteligência é um dos seus pontos fortes. Adora aventuras e tem uma necessidade de liberdade que pode ser facilmente satisfeita, deixando-o correr livremente no jardim, mas ao mesmo tempo não torce o nariz para o papel de gato de companhia, adaptando-se facilmente à vida em um apartamento. Apesar de ainda manter uma natureza forte e independente, tornou-se um animal perfeito para se ter como companhia: doce, sociável e dócil, criando um vínculo muito forte com o seu dono, comportando-se de forma semelhante a um cão. Interage muito bem com crianças e muitas vezes torna-se um companheiro de brincadeiras para elas. Como não suportam com tranquilidade a solidão, é aconselhável não adotá-los se se o estilo de vida obriga o dono a passar muitas horas fora de casa.

OPINIÃO DE PORTALMELHORESAMIGOS.COM.BR

Imagine um Czar poderoso, com uma vestimenta exuberante criada em seda bordada com fios de ouro e um olhar pra lá de expressivo e doce. Agora, transforme essa imagem para uma versão felina. Pronto, você já tem ideia de como é o gato Siberiano e agora está preparado para se render aos seus encantos.

Eles se apresentam das formas mais variadas possíveis, existindo animais tricolores, bicolores, malhados ou que apresentem pontos de cor – como o Ragdoll. Seu olhar é meigo e a coloração de sua íris pode ser dourada, verde ou de qualquer outra tonalidade que existir entre estas duas cores. Em menor número, são encontrados Siberianos com olhos azuis e, algumas vezes, com olhos de cores diferentes – tipo um David Bowie felino.

Os Siberianos são a doçura em forma de bola de pelo: costumam se dar muito bem com crianças e outros animais, são apegados aos tutores e não são miadores compulsivos. Também adoram uma brincadeira e se dedicam na hora de perseguir os objetos, dão cambalhotas, pulam de um lugar para o outro e fazem tudo o que um gato acrobata de circo faria. Ah! E ronronam bastante para qualquer ser humano explodir de ternura.

Os principais cuidados relacionados à raça são com seu casaco de pelos, que exige escovação diária ou deve ser escovado, pelo menos, três vezes por semana. Desencane de banhos em pet shop, pois, além de ser um fator estressante para os bichanos, a pelagem do Siberiano é tão espessa que é à prova d’água, acreditam? Vai ver que é justamente por isto que esses sapequinhas gostam de brincar de “se molhar”.

Uma curiosidade sobre a raça: apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns criadores de gatos Siberianos afirmam que eles são hipoalergênicos, isto é, causam menos alergia nos humanos por possuírem menos “Fel d 1”, uma das proteínas felinas relacionadas às reações alérgicas nas pessoas.

* Fontes: Gatosmania.com, Portalmelhoresamigos.com.br e Wintersoul.com.br.

* Foto: Quantocustaum.com.br.

Compartilhe