ATA DE INSTALAÇÃO DO INSTITUTO PATENSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aos doze dias do mez de Outubro de mil novecentos e onze, na Fazenda do Limoeiro, a uma hora da tarde, presentes o Exm.º Sr. Dr. Olegario Dias Maciel, Deputado Federal, o Exm.º Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca, Dr. Juiz Municipal, Dr. Promotor Publico, o Vice Presidente da Camara Municipal, Delegado de Policia, o Inspector Escolar Municipal, Supplente do Substituto do Juiz Seccional, Professores do Instituto, Srs. Oscar Rodarte, Dr. Agenor Dias Maciel, Huascar Corrêa e Modesto de Mello Ribeiro, o representante do “O Commercio”, representantes da industria, commercio, profissões liberaes, alumnos, senhoras e cavalheiros, sob a presidencia do Sr. Alceu de Souza Novaes, Inspector Regional, foi declarada aberta a sessão de installação do Instituto Patense¹, tendo o Sr. Presidente convidado para fazerem parte da mesa, os Srs. Dr. Olegario Dias Maciel, Dr. José Gomes Pinheiro, Juiz de Direito da Comarca, Capitão Aurelio Theodoro de Mendonça, Inspector Escolar. Foi dada a palavra ao Dr. Jacques Maciel, Director do Instituto, o qual dissertou longa e brilhantemente sobre a fundação do mesmo estabelecimento que, segundo o orador, era o seu ideal desde os tempos de preparatorio e terminou pedindo que se consignasse na presente acta, um voto de gratidão aos operarios que contribuiram para a conclusão das obras do edificio destinado ao Instituto. Em seguida usou da palavra o Dr. Euphrasio Rodrigues, Promotor Publico, o qual leu um substancioso discurso, fazendo realçar o mérito do fundador deste Instituto. Ninguem usando mais da palavra, o Sr. Presidente declarou officialmente fundado o Instituto Patense, fazendo votos pela prosperidade do mesmo.

E para constar, lavrou-se a presente acta que vae assignada por mim secretario, convidado pelo presidente, e pêlas pessoas presentes.

Alceu de Souza Novaes. Olegario Maciel. José Gomes Pinheiro. João da Costa Rios. Euphrasio Rodrigues. Aurelio Theodoro de Mendonça, Inspector Escolar Municipal. Alfredo Borges. Sesostris Dias Maciel. Pedro Modesto da Silva. Marcolino Barros. Oscar Rodarte. Huascar Corrêa. Agenor Dias Maciel. Augusto Pagels Lima Verde. Noé Ferreira da Silva. Bernardino Corrêa da Costa. Miguel Dias Maciel. Eliezer Naphtali de Oliveira. Fortunato Pinho da Cunha. João Corrêa da Costa. Modesto de Mello Ribeiro, Secretario. Olyntho Maciel. Olga de Barros. Maria Luiza de Mello. Orietta Maciel. Violeta de Ulhôa Mello. Albertina Maciel. Marietta Maciel. Balbina Luiza Maciel. Jorgetta Maciel. Amanda Alves Maciel. Nini Maciel. Dolores Maciel.

NOTA: Num evento importante como esse para o desenvolvimento do Município, protagonizado pelo Dr. Jacques Dias Maciel, nenhum representante da família Borges compareceu, caracterizando a tétrica rixa política-religiosa entre as duas famílias.

* 1: Leia “Anunciado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”, “Jornal de Paracatu Elogia a Criação do Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”, “Instituto Patense − 1911”, “Inaugurado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Instituto Patense − Acta da Instalação do Instituto Patense” na edição de 22 de outubro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe