O TRABALHO: 1.º ANO DA NOVA FASE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Faz hoje um anno. Foi a 18 de novembro do anno passado que um grupo de homens bem intencionados, amantes das lettras e do progresso, resolveram a continuar a publicação desta folha que então estava suspensa. Espiritos esclarecidos julgaram a imprensa como um poderoso factor do desenvolvimento moral e material de um povo, uma vez que não se resvallasse pelo tortuoso caminho da politicagem e não se tornasse o echo de paixões pequeninas e inconfessaveis.

E assim o fizeram. Naquelle dia reappareceu “O Trabalho”; o povo desta cidade que não regateia applausos aos grandes tentamens, recebeu-o carinhosamente, dispensando-lhe o apoio que necessitava. E’ decorrido um anno e o nosso jornal tem se mantido inalteravel dentro das linhas estabelecidas em seu programma; dentro do limite de suas forças tem trabalhado, tem envidado esforços pelo melhoramento geral da cidade, do municipio e quiçá de toda a zona.

E elle prosseguirá como até aqui pugnando com ardôr pela nobre causa que abraçou, defendendo os interesses do povo e promovendo o nosso desenvolvimento; continue o povo a prestar-lhe o seu valioso apoio e elle cantará a victoria.

Avisamos a todas as pessôas que tem recebido “O Trabalho” desde o 1.º n.º de sua 2.ª phase que, com o presente numero termina o anno de assignatura. Aos que ainda não pagaram suas assignaturas pedimos fazel-o o mais breve possivel.

E’ nosso intuito publical-o em formato um pouco maior logo que nos chegue o papel que encommendamos, por isso mais do que nunca precisamos do auxilio de todos que devem assignaturas.

As importancias podem nos ser remettidas pelo correio ou entregues aso nossos correspondentes nas localidades onde moram.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Trabalho” na edição de 21 de novembro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe