JORNAL “O TRABALHO” SE APRESENTA EM NOVA FASE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Está na consciencia de todos que é de irrecusavel vantagem, para o progresso social, um meio de publicidade qualquer, o qual, valvula de escapamento a tudo que estua dentro do craneo dos homens, alarga sobremaneira os horizontes mentaes, clareando-os, conduzindo a luz ás intelligencias e armando as messes doiradas da civilisação.

Bastaria um olhar sobre o quadro da historia, e a sancção de um facto incontrastavel, viria escudar a affirmação acima.

Mas seria ir por demais longe para quem, como nós, não pretende mais que reduzir a amplidão do principio pela verificação delle, aqui, na modestia do nosso meio.

A experiencia de um anno com effeito, autoriza-nos a proclamar que não foram baldados os nossos exforços no jornalismo, e a nossa cidade foi solicita em nol-o demonstrar.

Fora dos nossos muros fomos levar a outras redacções, fomos levar a’ consciencia de pessoas de todas as classes, aos lares das familias a noticia do que se passava aqui, a todos impondo por nós a consideração de que nos faz credores o nosso desenvolvimento material e moral.

Aqui e fora, não sahimos do papel que physiologistas do corpo social têm comparado ao de fibras nervosas − fomos os conductores de sensacções, que geravam outras sensacções, entrelaçando-se em indefinidas combinações, no caminho eterno da verdade…

Emtanto, circumstancias aliás de nós previstas determinaram em nossa tarefa uma pausa; não foi mais que o tempo necessario para tomar folego, refundir o plano de acção, apparelharmo-nos de novo e novamente atirarmos á liça.

De sob a responsabilidade de um, a redacção d’O Trabalho” passa-se a acolher a de muitos, permanecendo, embora sob a mesma gerencia e mantendo-se rigorosamente á sombra dos mesmos principios moraes que tem regido a sua conducta.

Orgam immediato, esforçado, dos interesses sociaes, é de seu intenso empenho tomar a feição mais pratica possivel e interessando a todos, torne-se a sua acção mais extença possivel.

Com taes intentos, surgimos, animados de novas energias, de boa vontade e de fé, sem que um só dos nossos anteriores compromissos deixe de ser mantido.

Mas cumpre a todos os interessados em colher os benefícios que podemos prestar, dar-nos a sua mão forte, o seu decidido apoio, e é contando com a nossa perseverança, que nos abalançamos a encaminhar o “Trabalho” á sua nova phase de existencia, na firme convicção de que ha de continuar a prestar todos os benefícios, que em nosso meio e nossas circumstancias, é dado esperar de commettimentos desse gênero.

* Fonte: Texto de Fortunato Pinto da Cunha publicado com o título “Nova phase” na edição de 18 de novembro de 1906 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Capa da edição n.º 01 de 18 de novembro de 1906 da nova fase do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe