BOBTAIL JAPONÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Ao contrário do que indica o nome, originou-se na China há cerca de 1.000 anos, e é uma das raças que surgiram naturalmente. O imperador chinês teria dado um exemplar como presente ao imperador japonês no século VII e desde então tem sido considerado um símbolo de boa sorte no Japão. Essa raça experimentou a fama e a vergonha no Extremo Oriente. O Japão sofreu com uma ameaça de infestação de vermes que prejudicariam a produção de seda, importante para o comércio. Com isso o governo japonês mandou soltar os Bobtail nas ruas, para que eles cuidassem da peste. Em 1602 a raça foi rebaixada do posto de gato do Imperador para gato de rua. Levado aos Estados Unidos no final da década de 1960, tem crescido consideravelmente em número, tendo sido reconhecida como raça para participar de concursos em 1976. Hoje a raça retomou o posto de símbolo japonês de boa sorte e prosperidade, aparecendo como figura em cerâmica ou em pinturas com uma pata levantada em restaurantes japoneses.

Pode viver entre 15 e 18 anos, tem uma saúde forte e é resistente a diversas doenças. A fêmea pesa de 2 a 3 kg, enquanto o macho pesa de 3,5 a 4,5kg. A característica mais marcante é a quase falta de cauda, que raramente aparece maior do que 3 cm e que por isso é conhecida por seu aspecto de “pompom”. Assim como as nossas digitais, as caudas desses gatos são únicas para cada indivíduo e não se repetem nunca. É dividida em duas variedades: a de pelo curto e a de pelo longo. Tem uma grande variedade de cores e padrões. A cor tradicional é o tricolor mi-ke (mee-kay), que combina marrom, preto e branco. Pode ter qualquer cor de olhos, mas aquele com duas cores de olhos diferentes ou com olhos azuis, encontrado mais frequentemente nos de pelo branco, é especialmente apreciado. Tem o corpo médio, longo e elegante, cabeça triangular com olhos ovais que dão-lhe um ar oriental que é muito apreciado e focinho reto. As patas são outra característica marcante da raça, já que as traseiras são ligeiramente mais compridas que as dianteiras.

É comunicativo, principalmente com suas pessoas favoritas, com quem se mostra muito dócil. Exala confiança e inteligência. É facilmente treinado a usar coleiras e aprender obediência básica. É bastante sociável, relacionando-se muito bem com crianças e visitantes, sem se mostrar particularmente hostil com ninguém. É bastante conversador, podendo passar um bom tempo “conversando” com suas pessoas favoritas, usando um tom de voz melodioso e suave. Adapta-se com facilidade a situações novas, pessoas desconhecidas e até mesmo outros animais, além de boa companhia em viagens.

Adora brincar, seja com um fio de água saindo da torneira, em algum jogo de caça com feixes de luz ou mesmo bolinhas e até mesmo pulando e dançando com seus brinquedos favoritos. É muito fácil encontrá-lo com alguma dessas coisas na boca quando não está miando para seu dono. Quando não está ocupado brincando, é facilmente encontrado explorando cada canto da casa, desde pequenos buracos que passam despercebidos para nós ou até mesmo subindo no parapeito da janela para observar o que está acontecendo do lado de fora da casa. Não é um gato de colo e apesar de aproveitar os afagos de seu dono durante um cochilo breve, é ativo demais para permanecer dessa forma por muito tempo − existem muitas coisas e lugares para serem explorados e muitas aventuras para acontecer para que ele fique quieto em um lugar só.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

* Foto (Zoo Crew Photo): Estimacao.com.br.

Compartilhe