UM CASO DE PLEURISIA EM 1907

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Na manhã de 27 de agosto ultimo, os distinctos medicos drs. Euphrasio Rodrigues e Laudelino Gomes, auxiliados pelos Snrs pharmaceuticos dr. Agenor Maciel e Capitão Aurelio Mendonça, praticaram na senhorita Milena Souto a operação reclamada por um empyema¹, que ha dias vinha aggravando a saude da doente, em quem por duas vezes os abalisados clínicos retiraram, com o apparelho de Dieulafoy², da primeira um litro e da segunda vez trez litros de pús.

Chloroformisada a paciente, a operação correu satisfactoriamente, a contento dos illustrados medicos, esvasiando-se o fóco que deixou escoar para mais de 3 litros de pús, sendo actualmente o mais lisonjeiro o seu estado.

A operação que foi feita a Paquelin³, numa extensão de oito centimetros, foi coroada da mais auspiciosa probabilidade de cura em favor da doente4.

Felicitando os illustres medicos por mais esse triunpho fazemos votos para que a D. Milena se restabeleça em breve.

* 1: Coleção de pus dentro de uma cavidade natural; deve ser diferenciada de abcesso, que é uma coleção de pus numa cavidade recém formada. Comum na Pleuris (inflamação da pleura, pleurisia, pleurite). O pleuris é devido, na maioria das vezes, a uma infecção tuberculosa ou a uma infecção por germes piógenos. Manifesta-se por aparecimento de grande quantidade de líquido que pressiona o pulmão e dificulta a respiração. Os sintomas do pleuris são: dificuldade respiratória, tosse, e outros sinais de infecção, como febre etc. A punção permite examinar o líquido, introduzir antibióticos e eventualmente esvaziar a pleura em caso de derrame muito abundante. O prognóstico de todas as formas (tuberculosa ou não) de pleuris beneficiou-se enormemente com o uso dos antibióticos.

* 2: Aspirador de fluidos corporais, em metal aço, vidro e borracha, criado por volta de 1860 pelo médico-cirurgião francês Georges Paul Dieulafoy (1839-1911).

* 3: Um instrumento utilizado para cauterização, criado pelo médico francês Claude André Paquelin (1836-1905), consistia no passado de uma ponta de metal que era aquecida com uma chama de uma mistura de álcool e éter etílico.

* 4: A doente em questão, Milena Souto, era filha do respeitado Professor Valeriano Rodrigues Souto. Infelizmente, um ano depois, ela apresentou o mesmo problema. Leia “Dois Casos de Pleurisia em 1908”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Operação cirurgica importantissima” na edição de 08 de setembro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe