CORACY AFONSO DE CASTRO − RAINHA DA SIMPATIA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Conforme fôra amplamente noticiado, teve lugar na noite de 31 p.p. a festa da coroação da Rainha da Simpatia e imposição da faixa simbólica às quatro princesas que constituem o seu séquito, eleitas em recente e sensacional concurso, promovido pelo Radio Clube de Patos.

A festa realizou-se nos elegantes salões do Patos Social Clube¹, previamente preparados para a mesma. A sede da Sociedade apresentava, com efeito, deslumbrante aspecto.

A’ hora marcada, fazendo-se ouvir a orquestra dirigida pelo maestro Arlindo Bernardes, estavam completamente lotados os salões, corredores e outras dependências do edifício.

A senhorita Corací Afonso², acompanhada das senhoritas Cecí Neves, Dalia Melo, Clara Borges da Fonseca e Eunice Pereira da Fonseca, eleitas princesas, entrou sob palmas, tomando com elas os lugares de honra reservados.

Após alguns numeros de dansa, muito animados, procedeu-se à ceremonia da coroação e imposição das faixas, assistidas com vivo interêsse. Falou saudando as eleitas, o jovem normalista Waldir Nascimento, que proferiu um discurso de rara beleza, pondo mais uma vez em evidencia os seu dotes de inteligencia e cultura.

Seguiram-se novos numeros de dansa, após os quais falou agradecendo a sua eleição a Rainha da Simpatia, senhorita Corací Afonso. Em nome das princesas falou Dalia Melo.

As dansas prosseguim logo após, com entusiasmo e animação indescritiveis, prolongando-se até o amanhecer do dia 1.º.

*1: Leia “Inaugurado o Patos Social Clube” e “Sócios do Patos Social Clube em 1942”.

* 2: Coracy Afonso de Castro, filha de Abner Afonso de Castro e Iracema Maciel de Castro, casada em 1944 com Sebastião Alves do Nascimento (Binga). Leia “Coracy Affonso de Castro Alves em 1969”.

* Fonte: Texto publicado com o título “A coroação da Rainha da Simpatia” na edição de 03 de janeiro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe