SOBRE AS ELEIÇÕES DA RAINHA DO MILHO E RAINHA DO FOSFATO DE 1982

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

Duas candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho: Denise Braz e Denise Castro. Seis recepcionistas disputando o título de Rainha do Fosfato. A primeira votação aconteceu nos salões de baile do Patos Social Clube, onde uma sociedade elegante esteve presente. O primeiro júri foi composto por pessoas de nossa sociedade, presentes no Patos Social Clube e especialmente convidados pela Comissão Organizadora da Festa.

Aí desfilaram a Rainha Nacional do Milho versão 1981, sua Majestade Maria Aparecida Costa que trajava um rico longo em verde degradê, e Elenice Versiani, Rainha do Fosfato, também versão 1981, trajando um maravilhoso branco, bordado em pérolas da mesma cor.

A seguir veio a candidata 82, Denise Gonçalves de Castro num lindo vestido em crepe georgete bege, todo rebordado em miçangas e paetês, desenho do figurinista Bira, de Goiânia.

Logo depois, subiu à passarela a candidata ao mesmo título srta. Denise de Oliveira Braz, trajando um vestido preto todo rebordado em vidrilhos brancos, em forma de losango. O desenhista foi o figurinista Ronald, de BH. E agora desfilaram as seis graciosas recepcionistas concorrendo ao título de rainha do Fosfato. Com graça e beleza estas moças se mostraram ao júri.

A música do Patos Social esteve a cargo do Conjunto Placa Luminosa, que agradou a todos que por lá estiveram.

Entre as presenças anotamos: Chico e Lovani, Sérgio Franco e Maria Laura, Marquinho Gomes (um dos jurados) e Altina, Raul e Marluce, Dr. Rubens e D. Leciria, Modesto e Neusa Helena, Valdir Nunes e Maria Lúcia, Túlio e Maria das Graças, Dr. Adelfo e Amélia, Ricardo e Beatriz, Wilma e Roberto, Dirceu e Beatriz e muita gente mais que a pena não conseguiu anotar. Da jovem guarda: Sérgio e Ricardo Caixeta, Waluci Simões, Evandro, Nádia e Mara Fonseca, Maria Amélia Peres, Flavia Malheiro, Caroline Mendonça e tantos jovens mais.

Chegou agora a vez do Clube da Colina, responsável pela elegância do segundo baile. Aí voltaram novamente a desfilar as Rainhas versão 81, Cidinha e Enelice se despedia de seu reinado. Cidinha desfilava com um lindo vestido azul, todo bordado em pedrarias. Enelice com um preto também rebordado em pedrarias. O júri desta vez foi composto por elementos visitantes.

Denise Castro, a primeira a desfilar, voltava à passarela num lindo vestido branco, com detalhes em renda e bordado em paetê. O detalhe – uma franja de seda degradê, rosa, cinza e prateado. A responsabilidade do figurino, desta vez, coube ao Roberto (Casa Vieira).

Denise Braz subia agora à passarela num maravilhoso vestido bege e verde, todo rebordado em verde e dourado. Detalhe em espigas de milho, nossa riqueza maior e razão de nossa festa. Figurinista – Ronald, de BH.

Entre os jurados estava o Governador do Estado, Dr. Francelino Pereira e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Dr. Maurício Campos, que num gesto de carinho e delicadeza dançou com as candidatas.

Chegou finalmente a noite do dia 30. Às 23 horas, no Parque de Exposições, Dr. Wilton Cardoso, Juiz de Direito da Comarca, anunciou para todos, o resultado do concurso. Para Rainha Nacional do Milho – Denise de Oliveira Braz. Princesa Nacional do Milho – Denise Gonçalves de Castro. Rainha do Fosfato – Lilia G. Ferreira.

* Fonte: Texto publicado na coluna O Mirador (Terezinha de Deus Fonseca e Lourdes Fonseca) com o título “Festa Nacional do Milho” na edição n.º 49 de 15 de junho de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Cartaz da Fenamilho de 1982, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

Compartilhe