GASOGÊNIO NOS IDOS DA SEGUNDA GUERRA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em 05 de julho de 1942, o jornal Folha de Patos publicou o artigo Ação, Ação e Ação! referente ao prejuízo dos agricultores por causa da escassez de gasolina no Município em consequência da Segunda Guerra Mundial: A resposta está em toda boca, em cada esquina, em cada encruzilhada de estrada, em casa de fazenda, em cada choupana de roça. Não há transporte, não há gazolina para abarrotar os tanques dos caminhões que fazem circular a nossa riqueza¹.

Mas enquanto os patenses sofriam com o fato, uma cabeça pensante já estava burilando algo para, pelo menos, resolver o seu problema. A constatação está numa pequena matéria a respeito do Cel. Farnese Dias Maciel publicada no mesmo jornal poucos dias após, em 09 de agosto: O velho fazendeiro não se deixou vencer pela falta de combustivel, e homem de ação tratou de resólver o problema com os recursos locais. Com pequenas modificações no seu alambique de fabricar cachaça, deu inicio a fabricação do alcool para a sua caminhonete².

Mais uns dias à frente, em 13 de setembro, novamente o jornal Folha de Patos traz outra matéria, de título “Gazogênio − Resolvendo o problema de transporte”, sobre alternativa para solucionar os problemas relacionados com a escassez de gasolina:

A empresa de transporte que faz o serviço entre a nossa cidade e Araxá colocou em sua jardineira um aparelho a gazogênio, e fez esta semana a sua viagem inaugural. Procuramos obter de seu proprietário sr. Antonio Rocha informes que pudessem esclarecer os nossos leitores dado ao interesse que o assunto está despertando. O dinamico homem de negocios informou que fez a viagem sem o menor incidente, gastando, porem, mais hora e meia na viagem.

O custo da mesma foi de 24$000, e o motor funcionou regularmente. Está S.S. muito entusiasmado com a sua iniciativa, e acha que o gazogênio resolverá o problema do transporte em nosso meio.

A “Folha de Patos” chama a atenção dos demais proprietarios de jardineiras, caminhões etc., para que estudem o assunto sem prevenções, dando assim solução ao nosso angustiante problema − o transporte de nossa riqueza para os centros consumidores.

* 1: Leia “Escassez de Gasolina Prejudica a Lavoura em 1942”.

* 2: Leia “O Álcool Combustível do Coronel Farnese”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Início da matéria original.

Compartilhe