MANIFESTAÇÃO POPULAR AO MONSENHOR FLEURY

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Realizou-se, domingo passado, uma grande manifestação popular ao vigario da paroquia, Snr. Monsenhor Manoel Fleuri Curado por motivo de seu regresso ao nosso meio, depois de quatro meses de ausencia. Promoveu-a a Diretoria do Ginasio Municipal “Benedito Valadares”, e a ela aderiram todas as classes sociais. A’s seis horas da tarde uma grande multidão se reunia em frente ao edificio do Ginasio, onde tocavam duas bandas de musica, e onde estavam os representantes de todas autoridades, instituições religiosas, membros do clero, e dos estabelecimentos de ensino.

O primeiro orador foi o Dr. Oliveiros Marques de Oliveira, Promotor de Justiça e professor do ginasio que discursou em nome do povo. S.S. exaltou a personalidade do homenageado, dizendo-lhe o quanto o povo ali reunido se rejubilava em ver o seu guia espiritual tornar à terra patense, que o considerava um de seus mais eminentes filhos. O segundo a discursar foi o Dr. Anair José de Sant’Ana, diretor do Ginasio, que expressou os sentimentos do estabelecimento sob sua direção.

Em nome das estudantes falou a jovem Zuleica Correia da Costa e em nome dos jovens ginasianos discursou o moço Dario Afonso Nunes recebendo as orações de ambos palmas quentes e demoradas. O Padre João Balke discursou ligeiramente em nome do clero e das associações religiosas, terminando com um entusiastico viva ao Brasil.

O Monsenhor Fleuri agradeceu em seguida em discurso comovido que impressionou vivamente pelo cunho de sinceridade a que o povo já está habituado a ouvir de S.S. Revma., na sua longa direção da paroquia de Santo Antonio de Patos.

A magnifica ordem reinante, a multidão consideravel que reuniu em frente ao Ginasio, e o brilho dos oradores deram á festa do preclaro vigario e esplendido cidadão cunho altamente significativo que honram a S.S. Revdma. e a todo o clero da diocese. A “Folha de Patos” faz-se representar em todos os atos.

* Fonte: Texto publicado com o título “Grande manifestação popular ao Snr. Monsenhor Manoel Fleuri” na edição de 09 de agosto de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Arquivo da Escola Estadual Monsenhor Fleury.

Compartilhe