CORNISH REX

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Em julho de 1950, em Cornwall, na Inglaterra, um gatinho incomum nasceu de uma ninhada de uma British Domestic Shorthair. Este macho de cor creme estava coberto com pelos em forma de pequenos cachos. Quando o gatinho amadureceu, sua aparência incomum tornou-se mais destacada. Era o primeiro Cornish Rex. O proprietário do gato consultou um geneticista britânico e foi determinado que o gatinho era resultado de uma mutação genética natural. O geneticista sugeriu que o gatinho macho fosse cruzado para perpetuar a aparência em mais ninhadas. O resultado foi dois gatinhos encaracolados de uma ninhada de três. Existe certa diferença entre a raça europeia e a raça americana, devido aos programas de cruzamento diferenciados. Enquanto na Europa as raças mais usadas para obter o Cornish eram Burmeses e cruzamentos entre a própria raça, nos Estados Unidos foram utilizados Siameses e gatos orientais, dando ao Cornish Rex certa leveza e cabeça ovoide enquanto o Europeu é mais pesado e de cabeça triangular. Foi reconhecida oficialmente em 1967 na Inglaterra e 1970 nos EUA.

É um gato de tamanho médio, com corpo comprido, magro e musculoso. Cabeça triangular, mais comprida do que larga, perfil reto e alongado com um nariz estilo romano; orelhas grandes e cônicas, com inserção alta, pontas arredondadas e usualmente desprovidas de pelos na parte externa e interna; olhos de tamanho médio para grande, ovoides com cor luminosa e geralmente em tom que apresenta harmonia com a cor da pelagem; esta tem ondulações regulares por todo seu corpo; pelo curto e denso, de todas e quaisquer cores e padrões, com ou sem a presença da cor branca. O crescimento do pelo é lento e ao toque lembra a seda ou o cetim, afinal essa raça não apresenta sub-pelo. As pernas apresentam ossos finos e fortes, compridas e retas com musculatura firme; cauda fina, comprida e com presença de pelos frisados. Ao toque seu corpo se apresenta quente, pois os gatos Rex (Cornish e Devon) apresentam temperatura um pouco mais alta do que outras raças.

É brincalhão e afetuoso, muito sociável, adora o contato com as crianças. Inteligente e independente, se há outros gatos no ambiente ele provavelmente tomará a liderança. Normalmente se adapta facilmente a diferentes ambientes, mas prefere espaços acolhedores e confortáveis​​, sendo friorento. São bons animais para vida dentro de um apartamento e são definitivamente felinos de colo e isso quer dizer qualquer colo disponível. É agitado, algumas vezes pode parecer excêntrico. Seu humor é sempre bom e convive bem inclusive com cachorros. Não gosta de ficar sozinho, por isso costuma ser um companheiro afetuoso, além de apresentar uma grande disposição em ser o centro das atenções. A voz é estridente, apesar de não ser muito vocal. Mantem sua personalidade de filhote durante sua vida adulta. Pode facilmente viver mais de 15 anos.

Pessoa que tem crianças, outros animais de estimação ou querem um gato ativo e sempre presente são donos ideias para o Cornish Rex. Algumas pessoas acreditam que gatos Rex (Cornish e Devon Rex) são hipoalérgicos. Isso não é verdade, pois eles apresentam muda de pelo − mesmo que em menor quantidade do que outras raças −, que é um dos fatores para se causar alergia em humanos. O que acontece é que algumas pessoas respondem menos de forma alérgica do que outras; devido a essa menor mudança de pelagem.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini (Médico Veterinário − CRMV-SP 23.348, formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta.

* Foto: Mycatslovers.com.

Compartilhe