SANTA RITA REIVINDICA FARMÁCIA E CEMITÉRIO

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)

Carencia absoluta do vil metal, pasmaceira extrema, a classica influenza, eis a notas dominantes neste recanto do sertão¹.

Nunca a poaya do campo, o paratudo, e a batatinha com azeite, sonharam ter tanta procura e extração, que se impõe principalmente pela falta absoluta de pharmacia, ou pelo menos de pessôa competente para geril-a. Siga o povo o meu conselho: compre meia duzia de remedios caseiros, e trate-se como puder e quizer; muito embora corra o risco do suicidio; antes isso, do que essa espada de Damocles, que nada menos é a pseudo pharmacia d’aqui. E que ventura morrer nesta terra! Deixar este mundo que passa, e onde só ha choro e tristeza, para, depois do derradeiro alento, e quando o corpo, extenuado pelo labutar continuo da existencia, precisa, á sombra dos cyprestes e casuarinas, de um placido remanso onde os vermes possam a seu bel prazer polir-lhe o esqueleto, ir encommodar entre as quatro carcomidas paredes de um decrepito cemiterio, os restos, ainda não de todo gastos, de algum illustre immortal que ahi dorme!

Urge que os poderes publicos, a bem da hygiene, e para que não possam nunca serem accusados de cumplicidade, com a tal pharmacia de que acima fallamos, na tarefa meritoria de encher o céo de martyres, providenciem e nos dêem um novo cemiterio. E’ completa no actual a falta de espaço, de modo que, todas as vezes que se procura dar sepultura a um novo cadaver, se é obrigado a remover sepulturas antigas.

Ninguem escapa ao mal reinante; até um vosso collaborador que aqui reside, lembrou-se de guardar o leito, onde permanece ha dias, e permanecerá por mais tempo talvez, para desconto de pecados.

O indifferentismo pelas cousas que mais impressionam os outros, a apathia talvez oriunda das taes notas dominantes de que acima fallamos, fez com que não tivessem aqui repercussão os lamentaveis acontecimentos do Carmo.

Uma peça de artilharia, dispertará este povo? Olha um canhão vovó para um!

8-VII-907

Catão Netto.

* 1: O distrito de Santa Rita pertenceu a Patos sem ainda o “de Minas” até 17 de dezembro de 1938, quando, através do Decreto-Lei Estadual n.º 148, desmembrou-se para constituir o novo município de Presidente Olegário.

* Fonte: Texto publicado com o título “Echos de Santa Rica” na edição de 28 de julho de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe