TRÂNSITO PESADO NO CENTRO, PRINCIPALMENTE NA RUA MAJOR GOTE: UM MISTÉRIO NADA MISTERIOSO

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TEXTO: EITEL TEIXEIRA DANNEMANN (2020)

Corria o ano de 1981. Naquele tempo, já se discutia sobre o trânsito pesado no Centro da Cidade. Foi a época em que estava em construção e asfaltamento a rodovia Patos de Minas-Presidente Olegário. Numa entrevista concedida em 30 de setembro à revista A Debulha¹, o então Secretário Geral do Ministério dos Transportes, Wando Pereira Borges, foi questionado a respeito do trecho de sete quilômetros que hoje liga a BR 356 ao trevo da Avenida Marabá, a Rodovia do Contorno. Eis o que ele afirmou:

Essa decisão é difícil, porque a não realização daquele trecho, vai implicar em tráfego pesado nas ruas da cidade, mas temos uma opção para continuarmos durante mais algum tempo sem a construção daquele anel rodoviário e o tráfego pesado não acabar com o pavimento das ruas de Patos.

Na edição seguinte da revista (15 de outubro), o articulista Murilo Corrêa da Costa, em sua coluna Periscópio, considerando o assunto da entrevista de extrema seriedade, opinou:

Francamente não consigo concordar com o importante homem público quando ele se manifesta tão pessimista quando se refere aos sete quilômetros que faltam para completar a rodovia que está sendo feita e muito bem feita pelo DER-MG… Meu Caro Dr. Wando, ninguém em Patos ignora que interesses particulares estão impedindo que o trecho de sete quilômetros seja construído e, lamentavelmente, a impressão que fica é de que o ilustre Secretário Geral do Ministério dos Transportes está dando uma força aos que estão retardando a conclusão da rodovia… Todos nós queremos a estrada até Poções mas nós que moramos aqui e não em Brasília queremos ver o centro da cidade livre dos pesados veículos que a todo momento atravancam as nossas ruas e acabam com a pavimentação.

Esse “ninguém em Patos ignora que interesses particulares estão impedindo que o trecho de sete quilômetros seja construído” de 1981 explica o porque, em pleno 2020, o trânsito pesado continua atravancando as nossas ruas e acabando com a pavimentação. De lá para cá transcorreram-se trinta e nove anos. E no transcorrer destes trinta e nove anos, os citados sete quilômetros foram efetivados transformando-se na Rodovia do Contorno e a Avenida Fátima Porto foi construída. Com qual objetivo? Justamente para nos livrar dos pesados veículos que a todo momento atravancam as nossas ruas e acabam com a pavimentação.

Infelizmente, os pesados veículos que a todo momento atravancam as nossas ruas e acabam com a pavimentação continuam firmes e fortes, e considerando o tempo transcorrido, com o crescimento da Cidade, muito mais intenso e, consequentemente, muito mais destrutivo e perigoso. Há de se pensar muito naquela afirmação de “interesses particulares”. Quando nos deparamos com o Artigo 91 do nosso Código de Posturas, esses “interesses particulares” se fortalecem: O Poder Público poderá impedir, independentemente de notificação ou de autuação anterior, o trânsito de qualquer veículo ou meio de transporte que possa ocasionar danos à via pública e/ou à segurança dos munícipes. ]

O início dessa Lei deveria ser “O Poder Público DEVERÁ impedir”. Mas não. É “O Poder Público PODERÁ impedir”. Esse PODERÁ é o xis da questão, pois ele, dolosamente, delega ao Poder Público impedir o trânsito pesado no Centro à sua vontade, e não à dos contribuintes, que são aqueles que correm perigo, pagam os consertos e, haja suor nas labutas,  pagam os salários do tal Poder Público.

Entre abril do ano passado e janeiro desse ano enviei algumas manifestações a respeito (com sete fotos) ao MPMG. Todas elas vieram às mãos dos responsáveis aqui em Patos de Minas. E nas mãos dos responsáveis aqui em Patos de Minas ficaram sem solução. Nunca obtive um “a” como satisfação. Eu cheguei a estar pessoalmente no MP daqui em junho do ano passado, ocasião em que fui informado que a Prefeitura havia sido notificada com um prazo de 30 dias para solucionar o problema. A última informação sobre as minhas manifestações no site do MPMG é de 07/02/2020: FINALIZADO. Traduzindo: Carretas, sintam-se à vontade! Tanto é que já estamos no final de julho de 2020, e o trânsito pesado continua no Centro da Cidade. E para piorar, as imensas carretas, com receio de não conseguir romper a subida à Praça Champagnat, estão, pasmem, usando a estreita Rua Maestro Randolfo, a do Hospital São Lucas, mão dupla, trânsito congestionado 24 horas, uma loucura, carros estacionados dos dois lados, gente atravessando a todo instante. Como registrado na foto, causando um imenso transtorno ao carregado trânsito, ela faz a perigosíssima conversão quase subindo no passeio, e depois peitando todo mundo, espremendo os outros veículos, passando a poucos centímetros deles e das pessoas em direção à Avenida Paracatu, leve e solta como se esse absurdo fosse natural.

Apesar dos transtornos materiais à via pública que causa prejuízos ao nosso erário; apesar dos transtornos de trânsito com invariáveis engarrafamentos; apesar dos constantes desrespeitos às leis pelos usuários da rua, nada, absolutamente nada é feito para a solução do problema. Então, surge no horizonte uma tragédia anunciada². Já faz parte dos arquivos dos noticiários uma considerável quantidade de informes sobre carretas pesadíssimas que não conseguiram subir até a Praça Champagnat e ficaram lá “estendidas no asfalto” esperando por socorro e azucrinando o já caótico trânsito. Graças, por enquanto, o quadro é só esse, mas já teve o “quase”, quase a tragédia³. Um dia, sabe-se lá quando, amanhã, semana que vem, ano que vem, uma daquelas gigantes vai apresentar um problema lá em cima e descer de ré sem controle levando consigo tudo que encontrar pela frente, incluindo seres humanos. Pois bem, eis a tragédia anunciada. Será mesmo que o poder público só está aguardando esta realidade se transparecer funestamente para, enfim, desligando-se dos “interesses particulares”, impedir o trânsito pesado no Centro e principalmente na Rua Major Gote?

Enfim, trânsito pesado no Centro, principalmente na Rua Major Gote, eis um mistério que não tem nada de misterioso!

* 1: Leia “Wando Pereira Borges Fala de Suas Ações em Prol de Patos de Minas e Região”.

* 2: Leia “Trânsito de Alta Tonelagem no Centro: Tragédia Anunciada”.

* 3: Leia “Tragédia Anunciada Quase se Transforma em Realidade”.

* Foto: Eitel Teixeira Dannemann, publicada em 23/04/2020 com o título “Trânsito Pesado no Centro: Ultrapassado o Limite da Insanidade − 3”.

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