I FEPAMI

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

Os festivais de música popular tiveram início no Brasil nos anos 60 e sempre foram promovidos pelas emissoras de Televisão como Record, Globo e Excelsior, alcançando muita audiência, e foram responsáveis pelo surgimento de vários talentos na criatividade e originalidade da nossa cultura.

Entre os estudantes surgiam também jovens promessas da música popular e ganhavam prestígios incentivado pelos centros-culturais, grêmios estudantis e os diretórios acadêmicos.

O I FEPAMI – Festival Patense de Música Inédita, promovido pela UEP – União dos Estudantes Patense, foi realizado na noite do dia 01 de setembro de 1979 no ginásio poliesportivo do PTC – Patos Tênis Clube.

O Festival foi muito concorrido e contou com a participação de compositores/músicos de outras cidades além de Patos de Minas. Inscreveram compositores de diversas cidades como Paracatu, Belo Horizonte Brasília, Carmo do Paranaíba, entre outras.

A final do Festival contou com razoável presença de público, o local escolhido não foi muito apropriado especialmente pelo tipo de evento, sendo bastante desfavorável, devida a baixa qualidade da acústica do som.

O corpo de jurados teve a participação de professores, escritores e poetas de Patos de Minas, tendo como presidente o consagrado musico mineiro Waldir Silva – Cavaquinho de Ouro.

A UEP tinha como presidente Romênio Pereira, da gestão 1978/1979.

O 1º Lugar foi a música “Mutações” de autoria de Gilmar Castro e Clênio Pereira, conquistando também a melhor interpretação e arranjo.

A melhor letra escolhida no festival foi a música “Busca” composição de Marcos Rassi, Valdemar Gavião e Mônica Barbosa, conquistando ainda o 3 Lugar.

* Texto: Gilmar Ribeiro de Castro.

* Foto: Os autores da música vencedora, Gilmar Ribeiro de Castro e Clênio Pereira, do arquivo de Gilmar Ribeiro de Castro.

Compartilhe