II FEPAMI

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

Em clima de intensa festa e agitação aconteceu, dia 26 último, o II FEPAMI – Festival Patense de Música Inédita.

Ficaria difícil e até injusto, fazermos uma comparação entre o FEPAMI I e o FEPAMI II. Logo de ante-mão, devemos lembrar que o I Festival abriu o caminho, ou seja, tornou realidade um sonho e uma expectativa bem forte, com incontáveis dificuldades e até inexperiência. Mas quanto ao nível qualitativo do Festival, de 1980 foi dos melhores possíveis.

No resultado, sabemos que houve injustiça, tanto nas eliminatórias, quanto nas finalíssimas.

Porém, se fossem outras (músicas) beneficiadas no resultado, também haveria injustiça.

Como já falamos aqui, Festival em seu aspecto competitivo, é extremamente inadequado e até revoltante. Mas há de se considerar a criação, e acima de tudo, a “bela” criação. O valor real está justamente no desfile de tantas composições boas e gratas revelações como: o SIVUCA, com uma composição linda, ao lado da excelente interpretação do VANE; o jovem JOSÉ CLARETE, a maior revelação de novos compositores da nossa terra, a suavidade e a maciez da voz de NEUZINHA, que há muito tempo já merecia um prêmio como intérprete; o calor do frevo “BOTA LOGO O PÉ NO CHÃO”, que injustamente foi derrotado no voto popular, pelo “DONO DA VERDADE”, uma música medíocre, para uma letra mais ainda. Conforme tivemos oportunidade de ver, havia mais de 1.000 pessoas presentes ao Festival realizado no Cine Garza, no entanto, apenas uns 396 votos, foram contados. Vimos então, um tremendo contraste em termos de votos. Enquanto milhões brigam prá votar, no auditório do Garza a moçada correu do voto, favorecendo com isso, ao compositor TED GREY, que veio de Lagamar, acompanhado de um ônibus de fãs, e que votaram em peso no “DONO DA VERDADE”.

Em primeiro lugar ficou “CANTADOR DE ESPERANÇAS”, uma feliz letra de CARLOS ALBERTO DONÂNCIO, o nosso querido XAULIM, numa boa melodia de MÁRCIO ÁVILA; realmente uma beleza de música.

O segundo ficou para “PÁSSARO FERIDO”, letra e música de MÁRCIO ÁVILA; e o terceiro com a alegre “AMÁLIA”, que mereceu até elogios de Dércio Marques (membro do júri).

“LUGAR DE UM CANTO-MAR”, venceu para melhor arranjo, com letra do SIVUCA e música do GRUPO BANDA.

Destaque também para: “CANTADOR”, “NAS ASAS DO VENTO”, “CINZAS, ANDANÇAS E BANDAS”, que foram prejudicadas pela insuficiência na qualidade do som, assim como tantas outras…

Enfim, muitas outras músicas, que também seria injustiça nossa em não citar.

Valeu a promoção, valeu o clima, valeu o empenho da CEP, e valeu, acima de tudo, a criação, a confirmação de que existe em Patos de Minas um movimento musical fortíssimo!

* Fonte: Texto publicado com o título “Sucesso Total o II FEPAMI” no n.º 16 da revista A Debulha, edição de 15 de janeiro de 1981, do arquivo de Dácio Pereira Da Fonseca.

* Foto: Avancinieventos.blogspot.com.

Compartilhe