SABINO DE ALMEIDA LUSTOSA − MUDANÇA PARA DORES DO INDAIÁ

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Foi removido para a Comarca de Dores do Indayá, conforme requereu, o meretissimo Juiz de Direito desta Comarca, Dr. Sabino de Almeida Lustosa¹.

O imppoluto magistrado que por muitos anos aqui distribuiu a justiça com retidão e firmeza de caracter inquebrantaveis, deixará nesta Comarca um nome honradissimo, immaculado.

Devido aos seus excelentes dotes de coração o distincto moço conta em cada habitante desta cidade um amigo dedicado, admirador de suas bellas qualidades.

Coração formado para o bem, alma pura e simples de crente fervoroso, aqui fundou a Conferencia de S. Vicente de Paulo², e teve o prazer de vêl-a crescer e prosperar e não pequenos são os beneficios que esta pia instituição tem prestado aos desherdados da sorte e á Religião.

Nós que o conhecemos de perto e que sempre fomos honrados com sua amizade. e com a sua judiciosa collaboração, lamentamos profundamente essa resolução que irá privar a nossa sociedade de um cidadão exemplarissimo, e a Comarca de um Juiz independente, honestissimo e restricto cumpridor de seus deveres.

Oxalá pudessemos tel-o sempre entre nós!

Ha muito que o distincto moço, em cujo peito pulsa um coração de filho extremosissimo, quer se collocar mais proximo á sua terra natal, onde residem sua veneranda mãe e seus irmãos, e por isso, cremos, será inabalavel a sua resolução.

O povo de Dores, altivo e generoso como é, apreciador intransigente dos homens bons, deve sentir orgulhoso pela excellente acquisição que irá fazer na pessoa do illustre magistrado cujo nome encima estas linhas.

“O Trabalho” faz sinceros e ardentes votos a Deus pela sua felicidade em sua nova residencia.

* 1: A Comarca de Patos foi criada em 19 de outubro de 1878 e instalada somente três anos depois. O Cel. Antônio Dias Maciel responde por alguns atos até 1881, quando assumiu o 1.º Juiz de Direito, Francisco José da Silva Ribeiro, ficando até 1885, quando assume Marcolino Ferreira de Barros. Em 1887, a Comarca de Patos passou para Carmo do Paranaíba, voltando dois anos após novamente sob o comando de Marcolino Ferreira de Barros. Em 1892, assume outra vez o Dr. Francisco. Tito Fulgêncio Alves Pereira foi nomeado em 1896, mas a nomeação foi cancelada, quando então assumiu o cargo Sabino de Almeida Lustosa em 1897, atuando até 1907, quando então se transferiu para Dores do Indaiá, sua terra natal. (Fonte: Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca).

* 2: Leia “Sociedade de São Vicente de Paulo: A Origem”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Dr. Sabino Lustosa” na edição de 06 de janeiro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alta Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto:

Compartilhe