ANUNCIADA MUDANÇA DE MARCOLINO DE BARROS PARA PARACATU CAUSA REAÇÃO DE DESAGRADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Dr. Marcolino Ferreira de Barros foi um dos mais ilustres homens públicos que trabalharam pelo desenvolvimento e educação de Patos de Minas. O então Grupo Escolar de Patos, instalado a 04 de julho de 1917, recebeu o seu nome em 02 de abril de 1918. Natural do então arraial baiano de Jaguari (16/08/1870), veio para cá nomeado Juiz Municipal. Aderiu ao clã dos Maciel quando se casou com Julieta Maciel, filha de Antônio Dias Maciel, o Barão de Araguari. Deixando a magistratura, trabalhou como advogado e foi Presidente da Câmara e Chefe do Executivo Patense de 1912 a 1918.

Em maio de 1907, o jornal Operario de Paracatu informou uma provável mudança do Dr. Marcolino para aquela cidade. Aqui, o jornal O Trabalho, em sua edição de 19 de maio de 1907, reagiu:

Impressionou desagradavelmente á população desta cidade a varia publicada no “Operario” de Paracatú, noticiando a provavel retirada do Exmo.º Snr. Dr. Marcolino de Barros, desta para aquella nossa visinha cidade.

Coração aberto a todos os sentimentos elevados e nobres, caracter impolluto, advogado eximio, cidadão respeitavel e respeitado, exemplar chefe de familia, tem sabido o dr. Marcolino de Barros crear para si um logar distincto no seio da nossa sociedade, e tam distincto que mui difficil será, senão impossivel, ser preenchido, dada a veracidade do consta publicado n'”Operario”.

Fazemos votos para que tudo isto não passe de consta.

Infelizmente, o Dr. Marcolino se mudou para Paracatu, como confirma um anúncio publicado em 13 de setembro de 1908 no mesmo jornal O Trabalho¹.

* 1: Leia “Dr. Marcolino Residente em Paracatu − 1908”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe