PINTASSILGO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

O Pintassilgo (Spinus magellanica) é uma pequena ave passeriforme da família Fringillidae (em média 11 cm de comprimento). É conhecido também como pintassilgo-mineiro, pintassilgo-de-cabeça-preta e pintassilva. Não pode ser confundido com o Pintagol, esta uma ave híbrida, mistura de canário com pintassilgo. A máscara preta, presente apenas nos machos, bem como as manchas amarelas nas asas, fazem do Pintassilgo uma ave bastante colorida e com um padrão facilmente reconhecível, mesmo em voo. As fêmeas têm a cabeça e lado inferior oliváceos. Os jovens machos com poucos meses já apresentam pintas pretas na cabeça. Durante a primavera, pode ser observado cantando no alto de árvores, antenas, postes e telhados. No inverno agrega-se frequentemente em bandos de dimensões consideráveis. Tem um gorjear fino bastante variado, em andamento rapidíssimo; estrofes longas intercalando imitações de outras aves. Canta também em voo. Doze subespécies são atualmente reconhecidas, sendo que algumas são bastante semelhantes entre si, dificultando o reconhecimento no campo.

Alimenta-se no solo, em arbustos ou nas árvores, consumindo sementes, bagas, frutos, rebentos e folhas (como a alface). Gosta também das sementes verdes de picão e de Assa-peixe. Também se alimenta de frutos de rábano silvestre, sementes de salvia elegante, estames de margarida, flores de Ledenbergian e de frutos de fuchsia (Fuchsia magellanica). Para cria-los em cativeiro a alimentação deve ser diferenciada e cuidadosa, porém há várias opções de alimentação.

Nidifica tanto nas copas das araucárias mais altas como em cafeeiros. A fêmea constrói o ninho em forma de pequena tigela, com raízes finas, sem revestimento ou forrado de penas e crinas, na forquilha de árvores ou de arbustos, a pouca altura do solo (3 a 4 metros). Os ovos são brancos, com pouco azul-celeste, às vezes com algumas pintas pardas e medem cerca de 16 por 12 milímetros. A incubação também é tarefa da fêmea, podendo o macho alimentá-la durante este período. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias e atingem a maturidade sexual aos 10 meses.

Vive em mata secundária aberta, árvores em plantações e quintais, pinhais e cerrados. Essa ave canora tornou-se um pássaro raro, devido principalmente à intensa perseguição do comércio clandestino de aves silvestres. Ocorre praticamente em todo o Brasil.

* Fontes: Senhormatheus.blogspot.com e wikiaves.com.br.

* Foto: Senhormatheus.blogspot.com.

Compartilhe