SÃO BERNARDO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O São Bernardo tem origens muito antigas: descendente do Mastim tibetano e depois dos Mastins levados há dois mil anos pelos romanos para os Alves suíços. Mas na figura de Cão São Bernardo ele apareceu ao redor do ano 1000, no hospício existente na passagem do Grande São Bernardo por obra do Padre Bernardo de Mentone. O antigo Mastim foi provavelmente cruzado com Alanos e com cães da montanha dos Pirineus por monges. As atentas e constantes seleções levaram depois à criação deste extraordinário cão, cujas primeiras imagens modernas aparecem num brasão helvético de 1350. Suas façanhas e a popularidade como cão de salvamento tiveram início na metade do século 17.

É um colosso da espécie canina, robusto, musculoso, com cabeça possante. A altura mínima prevista para o macho é de 70 centímetros; para as fêmeas de 65 centímetros; o peso varia de 50 a 90 quilos; o crânio é largo e levemente convexo, sobre o qual a pele forma rugas bem evidentes; cânula nasal reta, stop (onde o focinho e a testa se encontram, entre os olhos) alto, focinho mais profundo que comprido; lábio superior pendente, dentadura completa e possante; olhos castanho-escuros de tamanho médio e um pouco profundos, direcionados mais para a frente que lateralmente; as orelhas de tamanho médio caem lateralmente; o pescoço forte tem papeira. A expectativa de vida é de 8 a 10 anos.

A pelagem pode ser curta ou longa, sendo que cada uma possui características diferentes. A pelagem curta é dupla com sub-pelo denso e pelo exterior liso e bem assentado. Há um pequeno culote. Os exemplares de pelo longo tem o comprimento médio, mas pelos curtos na face, orelhas, anca e garupa. Há um culote bem cheio e uma cauda bem volumosa. As cores aceitas para essa raça, independente do tipo de pelagem são a branca com manchas em marrom-avermelhado ou marrom-amarelado. A mancha carvão na cabeça é desejada. Perde muito pelo duas vezes ao ano e costuma babar quando se alimenta e bebe água.

Trata-se de uma raça muito tolerante com crianças dada a sua paciência e personalidade amigável. É muito dócil e obediente. Problemas com essa raça dizem respeito ao seu tamanho, basicamente, por isso é altamente recomendado treinamento quando ainda filhote. Esse treinamento deve ser de obediência, passeio e relacionamento com pessoas e animais no geral. É importante assumir a liderança para conseguir controlá-lo sempre que for necessário.

Escovações podem ser feitas semanalmente. Como toda raça grande e gigante recomenda-se o acompanhamento veterinário para evitar displasias. Passeios e exercícios diários são recomendados para garantir o bem estar físico e mental, mas isso deve iniciar efetivamente após os dois anos de idade, quando os ossos estão fortes o suficiente. Até lá, brincadeiras e passeios curtos são suficientes e mais seguros. Nem cogite sair para correr ou caminhar com ele em dias quentes. Isso pode levá-lo à exaustão, pois o São Bernardo não lida bem com o calor, e precisa de um espaço fresco e com sombra. Dentro de casa eles esquecem que são cães de grande porte e fazem a maior bagunça: babam, derramam água do pote, entram com a pata suja de lama e derrubam coisas com a força da cauda.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti, e Canaldopet.ig.com.br.

* Foto: Petworldturkey.com.

Compartilhe