FRANCISCO SIQUEIRA, CURADOR DE ÚLCERAS – 1932

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Desde que surgiu o primeiro jornal patense em 1905, O Trabalho, prática comum era os médicos oficialmente formados venderem seus préstimos e especialidades através de regulares anúncios, sempre com o devido Dr. à frente do nome. Igualmente como acontecia com os dentistas, trabalhavam muitos práticos, que, obviamente, não podiam usar o Dr. à frente de seus nomes. Não se sabe como era o relacionamento entre as duas partes e como as autoridades encaravam a problemática. Enquanto isso, no distrito de Chumbo o cidadão Francisco Siqueira, sem o Dr., atacava de especialista na cura de úlceras, tipo ferida bauru ou goyana¹, e até de maleita (malária) no sistema úlcera/maleita curada ou seu dinheiro de volta.

* 1: Leia “Pioneiros da Saúde”.

* 2: Conhecida também como “nariz de tapir” e “ferida brava”, a Leishmaniose Tegumentar Americana, caracteriza-se por apresentar feridas indolores na pele ou mucosas do indivíduo afetado. É causada por protozoários do gênero Leishmania, como o L. braziliensis, L. guyanensis e L. amazonenses, tendo como vetores fêmeas de mosquitos do gênero Lutzomyia, popularmente conhecido como mosquito-palha, birigui, cangalhinha, bererê, asa branca ou asa dura.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 30 de outubro de 1932 do jornal O Commercio, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe